APAF

A Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) foi criada durante o II CNP, em 1996, como instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia.
A Apaf se reúne, ordinariamente, duas vezes por ano. Pode haver reuniões extraordinárias mediante convocação do CFP ou por solicitação de dois terços dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs).

A Assembleia é composta por até três representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e por conselheiros de todos CRPs, cujo número de representantes varia de um a três dependendo do número de profissionais inscritos no regional.

As reuniões da Apaf poderão ainda contar com a presença de convidados, que terão direito de voz somente no ponto de pauta para o qual foram convidados e não têm direito a voto.

Entre suas principais atribuições, estão:

– aprovar o regimento interno do CFP e seu próprio regimento;
– aprovar o orçamento do CFP;
– apreciar a prestação de contas do CFP;
– fixar parâmetros para cobrança de anuidades;
– aprovar o Regimento Eleitoral;
– deliberar sobre intervenção nos CRPs;
– acompanhar a execução das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);
– deliberar sobre questões de interesse da entidade, da categoria e do Sistema Conselhos nos âmbitos político, administrativo e financeiro.
– operacionalizar as deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP);
– aprovar o temário, eixos e regulamento do CNP.

Iniciativas

No seu exercício de atribuições, a Apaf toma decisões que influenciam as ações na gestão do Sistema Conselhos de Psicologia.

Entre elas, está a aprovação, em dezembro de 2005, da criação do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas (Crepop).

A Apaf também foi responsável pela definição dos Anos Temáticos para o Sistema Conselhos, que consiste na escolha de temas de importância para a profissão que são discutidos ao longo do ano por meio de eventos e iniciativas diversas.

O ano de 2011 foi definido pela Apaf como o Ano da Avaliação Psicológica. A escolha do tema foi feita com o intuito de promover reflexão, com toda a categoria, sobre a Avaliação Psicológica como um processo complexo, no qual os direitos humanos devem ser garantidos, bem como os princípios éticos e técnicos da profissão e a qualificação da prática no Brasil.

A APAF também delibera acerca de ações estratégicas para a Psicologia e para a sociedade, que se constituem em Ações Unificadas. Este caráter unificado orienta ações acordadas em todos os Conselhos Regionais, respeitando as suas singularidades.

ENCAMINHAMENTOS APAF DEZEMBRO DE 2013

ENCAMINHAMENTOS APAF MAIO DE 2014

ENCAMINHAMENTOS APAF DEZEMBRO DE 2014

ENCAMINHAMENTOS APAF MAIO DE 2015

ENCAMINHAMENTOS APAF EXTRAORDINÁRIA DE SETEMBRO DE 2015 

ENCAMINHAMENTOS APAF DE DEZEMBRO DE 2015

ENCAMINHAMENTOS APAF MAIO 2016