Home > Orientação > Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Sobre: Atendimento

Consultórios de psicólogas/os precisam estar inscritos na ANVISA?

Sim. Tal medida serve para uniformizar as ações de vigilância sanitária nos serviços oferecidos na área de saúde. No site da ANVISA estão disponíveis os endereços físicos e eletrônicos que podem ser consultados para maiores informações.

As/os psicólogas/os podem fazer anotações de pacientes em prontuários?

A partir da Resolução do CFP nº 001/2009, psicólogos/a que utilizam prontuários para anotações de pacientes de uso comum de outros profissionais em equipes multidisciplinares deverão adotar o procedimento de manter dois prontuários para cada paciente atendido: um de acesso geral e outro de acesso restrito do/s psicólogo/s onde constará informações mais detalhadas dos casos atendidos e procedimentos realizados, visando salvaguardar a intimidade dos pacientes e preservar o sigilo estabelecido no Código de Ética Profissional do/a Psicólogo/a. Vale ressaltar também o cuidado ético com a linguagem utilizada, evitando assim a má compreensão de conteúdo.

Há alguma Resolução do Conselho que auxilie na redação de documentos?

R: Sim. A Resolução nº 7/2003, disponível no site do CFP, traz um manual para elaboração de documentos decorrentes de Avaliação Psicológica.

O psicólogo pode atender gratuitamente?

Sim. A/o profissional tem a opção de cobrar ou não pelos serviços prestados.

O Conselho possui uma listagem de locais para atendimento a população?

Sim. São serviços oferecidos a comunidade a preços reduzidos ou gratuitos (serviços públicos). O folder com os endereços pode ser retirado na recepção do CRP-03 ou acessado no site.

Existem práticas ditas psicoterapêuticas e que não são reconhecidas pelo Conselho?

Sim. Caso sejam praticadas por psicólogas/os, elas poderão ser desenvolvidas apenas como pesquisa. A prática requer alguns procedimentos específicos: não cobrar honorários das/os pacientes e informá-las/os que estão sendo submetidas/os a técnicas que ainda não estão autorizadas, por exemplo.

O CRP disponibiliza alguma tabela de honorários?

Sim. A tabela de referência com valores mínimo, médio e máximo para serviços prestados sem vínculo empregatício pode ser acessada através do site www.pol.org.br. A tabela é expedida pelo CFP e tem validade nacional.

O Conselho estabelece algum piso salarial e carga horária de trabalho para a/o psicóloga/o?

Não. Está fora da competência legal do órgão determinar regras para estes tipos de procedimentos, cabendo a um sindicato ou associação de classe estabelecê-los.

Sobre: Biblioteca

Preciso me inscrever na biblioteca para frequentá-la?

Não, a Biblioteca é de livre acesso (exceto o Banco de testes psicológicos, que atendem mediante agendamento). A inscrição é necessária somente para o empréstimo de material.

Não sendo estudante, nem psicólogo, como faço para ter acesso aos testes psicológicos?

Você não poderá ter acesso a este material. Os testes psicológicos só poderão ser consultados na biblioteca por psicólogas/os e por estudantes de Psicologia mediante comprovação.

Como faço para emprestar livros na biblioteca?

Se você já tiver inscrição no CRP-03 basta fazer um cadastro na Biblioteca. Lembre-se de trazer a carteira profissional sempre que for efetuar empréstimo. Para fazer o cadastro a documentação exigida é:
• Carteira profissional,
• Documento oficial com foto
• Comprovante de endereço recente (até 90 dias) em nome do interessado

Qual a validade da inscrição na biblioteca? E como faço para renovar meu cadastro?

É de 01 (um) ano a partir da data de cadastramento. A renovação é efetuada mediante apresentação de comprovante de residência atual e atualização do cadastro na recepção do CRP-03.

Quem pode pegar livros emprestados na Biblioteca?

É preciso que você pertença a umas das categorias listadas abaixo para ter direito a retirada de livros para empréstimo.
• As/Os psicólogas/os cadastradas em situação regular com o CRP-03.
• As/Os Conselheiras
• Funcionárias/os e estagiárias ativas.

Quantos itens da Biblioteca Circulante posso retirar por vez e quantos dias posso ficar com eles? E as renovações?

As/Os psicólogas/os cadastradas/os em situação regular com o CRP-03 poderão retirar até 3 (três) unidades pelo prazo de 8 (oito) dias corridos.

As/Os Conselheiras/os, poderão retirar até 5 (cinco) unidades pelo prazo de 8 (oito) dias corridos.

Funcionárias/os e estagiárias/os poderão retirar até 5 (cinco) unidades pelo prazo de 8 (oito) dias corridos.

Os empréstimos poderão ser renovados quantas vezes a/o usuária/o precisar, desde que a obra não tenha sido reservada por outra/o usuária/o.

A renovação poderá ser feita pela pelo próprio usuário na internet, por telefone com 1 dia de antecedência e/ou por e-mail com 2 dias de antecedência.

Posso fazer reserva para empréstimo de uma publicação ou CD/DVD da Biblioteca?

Sim, você pode reservar o material, caso esteja emprestado. A reserva poderá ser feita pelo próprio usuário na internet, pessoalmente na Biblioteca CRP-03, por e-mail (biblioteca@crp03.org.br), informando o título da obra e seu nome completo. O atendimento à reserva obedece à ordem cronológica dos pedidos e o prazo para retirada é de 2 (dois) dias úteis. A Biblioteca entrará em contato com o usuário sempre que possível, por telefone e/ou e-mail, para informar sobre a disponibilidade do material reservado.

O que acontece no caso de atraso na devolução?

Procure não atrasar a entrega da obra, pois prejudicará outros leitores. Se acontecer, A/o usuária/o que atrasar a data de devolução do material emprestado pagará multa no valor de R$ 1,00 (um real) por dia e por item emprestado.
A/o usuária/o que estiver com devolução em atraso, ficará impedida/o de fazer novos empréstimos.

E se eu perder algum material emprestado da biblioteca?

Cuide bem para não perder. Se isso ocorrer, no caso de extravio ou dano, a/o usuária/o fica obrigada/o a indenizar a biblioteca mediante substituição da obra ou pagamento de valor equivalente, conforme consta no regulamento. Enquanto a obra não for reposta, você não poderá retirar material da Biblioteca.

Posso usar meu laptop ou notebook?

É permitido, porém, utilize os equipamentos com a própria bateria.

Posso usar o computador da Biblioteca para imprimir arquivos do meu pendrive e digitar meus trabalhos?

Não, os computadores são configurados somente para pesquisa no Catálogo Eletrônico da biblioteca, bases de dados de livre acesso e Biblioteca Virtual – BVS-PSI e similares.

Posso entrar com alimentos e bebidas na biblioteca?

Não, não é permitido comer ou beber nas dependências da biblioteca.

Posso usar telefone celular na biblioteca?

Desligue o som do seu celular ao entrar na biblioteca. Se for necessário utilizá-lo, dirija-se a um local que não atrapalhe os demais usuários.

É possível fazer visita monitorada na Biblioteca?

Sim. Nessa visita, fazemos uma apresentação da Biblioteca e orientamos sobre a consulta ao catálogo e a pesquisa em nosso acervo. É recomendável o agendamento, por e-mail (biblioteca@crp03.org.br) no caso de visitas em grupos com mais de 4 pessoas.

Com o que não posso entrar biblioteca?

Não é permitido entrar na biblioteca com qualquer tipo de alimento, pastas, fichários, sacolas, mochilas, ou bolsas.

Há armários (guarda-volumes) para o público deixar seus materiais?

Sim, há guarda-volumes, mas só é permitido usá-los enquanto você estiver na Biblioteca e é de sua inteira responsabilidade a conservação da chave do armário. Sendo assim, a Biblioteca CRP-03 e seus funcionários não se responsabilizam por eventuais perdas e roubos de objetos que estejam no guarda-volumes em virtude de extravio.

A Biblioteca tem rede wireless (Internet sem fio)?

Não.

Como posso acessar a programação da Biblioteca CRP-03

A programação da Biblioteca CRP-03 é publicada mensalmente em seus canais institucionais:

Site
Facebook

Sobre: Comissão de Ética

Qualquer pessoa pode solicitar informações sobre processos disciplinares à Comissão de Ética?

Não. Qualquer requerimento feito à Comissão de Ética (COE) sobre processo disciplinar só será aceito se feito por psicóloga/o, ou por pessoa autorizada através de procuração com firma reconhecida. As informações requeridas só serão prestadas se tratarem unicamente da/o profissional que as solicitou ou que está representada/o pela procuração.

Como devo proceder para requerer informações junto à COE?

O requerimento deve ser sempre feito por escrito e endereçado à Comissão de Ética e deve conter anexo, uma cópia da carteira profissional da/o psicóloga/o solicitante.

Sobre: Divulgação

Existem regras orientando quanto à divulgação dos serviços de psicóloga/o?

Sim. Elas estão previstas no Código de Ética Profissional da/o psicóloga/o.

É possível usar o título de Dr. antes do nome da/o psicóloga/o, ainda que não tenha doutorado?

Não. O Código de Ética é claro quando afirma que a/o psicóloga/o só fará referência a títulos ou qualificações profissionais que possua. Para maiores esclarecimentos, consulte o Código de Ética da/o Psicóloga/o.

O Conselho fornece a terceiros endereços de psicólogas/os?

Não, seja ele residencial ou profissional. Fornece-se apenas número de telefone profissional ou celular em casos específicos.

Como divulgar algum evento através do CRP?

Através da solicitação de mala direta, com custos para a/o solicitante. Uma outra maneira é a divulgação através do Mural do CRP-03. O conteúdo divulgado passará por análise prévia da Comissão de Comunicação para autorização.

Sobre: Geral

Qual o endereço do CRP-03?

A Sede do CRP-03, em Salvador, fica na Rua Prof. Aristides Novis, 27, Federação. CEP: 40.210-630.
Subsede Sertão/Recôncavo:
Avenida Senhor dos Passos, 920, Térreo, Sala 08, Centro, Feira de Santana-BA. CEP: 44.002-024.
Subsede Sudoeste:
Praça Presidente Tancredo Neves, 86, Edifício Conquista Center, 5º andar, sala 502, Centro, Vitória da Conquista-BA. CEP: 45.000-902.

Qual o horário de funcionamento do Conselho?

O horário de funcionamento do CRP-03 é de segunda à sexta-feira, de 8h até 17h.

Quais são os telefones para contato?

Os números são: (71) 3247-6716/ (71) 3332-6168

Qual a data da próxima Plenária?

Para saber as datas de todas as Plenárias que acontecem durante o ano, acesse a página: http://www.crp03.org.br/crp-03/plenarias/

Qual o prazo para inscrição na próxima plenária?

Os prazos de entrega de documentos para as Plenárias podem ser acessados na página: http://www.crp03.org.br/crp-03/plenarias/

Onde encontro informações sobre os eventos?

As atividades realizadas pelo Conselho são divulgadas na Agenda de Eventos no site do CRP-03 (http://www.crp03.org.br/eventos/)

Como receber os Boletins Eletrônicos do Conselho?

Para receber os boletins eletrônicos do Conselho é só cadastrar o e-mail através do site, na parte de Faça seu Cadastro.

Como participo dos Grupos de Trabalho?

As reuniões dos grupos de trabalhos ativos são realizadas periodicamente e divulgadas na Agenda de Eventos do site. Para participar, as/os interessadas/os devem entrar em contato com o grupo. Informações sobre os grupos estão disponíveis na aba Comissões do site do CRP-03.

Como atualizo meu cadastro?

A atualização de cadastro pode ser feita a qualquer momento através da página: http://cadastro.cfp.org.br/cfp/

Como renegocio a minha dívida?

A renegociação do pagamento de anuidades deve ser feita com o setor financeiro do CRP-03. O contato pode ser feito através dos telefones (71) 3332-6168 / (71) 3247-6716, ramal 202 ou pelo e-mail vilard@crp03.org.br.

Sobre: Imposto Sindical

A/o psicóloga/o é obrigada/o a pagar o imposto sindical?

O imposto é cobrado pelo Sindicato das/os psicólogas/os no estado da Bahia (Sinpsi-BA). Para maiores informações acesse: http://www.sinpsibahia.org.br/.

Qual a diferença entre imposto e contribuição sindical?

O imposto é obrigatório, a contribuição não. Neste caso trata-se de uma questão de custo e benefício, cabendo à/ao psicóloga/o optar ou não pelo pagamento.

Sobre: Inscrição

Quem deve se inscrever no Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região?

O Conselho Regional de Psicologia – 3ª Região é responsável por orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicóloga/o, zelar pela fiel observância dos princípios éticos e contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão no estado da Bahia. Por isso, as/os profissionais que desejam atuar no estado precisam realizar sua inscrição, assim como a de seus estabelecimentos para poder exercer suas atividades. É ilegal a prática da Psicologia por profissionais não-registradas/os ou cuja validade da carteira provisória esteja vencida.

Como me inscrevo no CRP-03?

A inscrição no CRP-03 é feita mediante o preenchimento da ficha disponível na secretaria do Conselho e a apresentação de duas fotos 3×4 recentes, cópia e original do Diploma de conclusão em curso de Psicologia, cópia e original do documento de identidade (RG), comprovante de residência, cópia e original do título de eleitor/a e os últimos comprovantes de votação. Para os homens, é exigida ainda a apresentação da cópia e original do Título de Reservista. Para serem deferidas nos meses em que são realizadas, as inscrições deverão ser encaminhadas ao Conselho até dez dias antes da data da reunião Plenária daquele mês. O calendário com as reuniões plenárias está disponível na seção Institucional.

Para saber sobre tipos de inscrições, prazos e documentação necessária acesse a página de Inscrições: http://www.crp03.org.br/inscricao/pessoa-fisica
As datas das reuniões Plenárias e prazos para envio de documentos podem ser conferidos aqui: http://www.crp03.org.br/crp-03/plenarias

Como devo proceder se minha faculdade disponibiliza apenas a declaração de colação de grau de Psicóloga/o?

Nesse caso, é necessário acrescentar original e cópia da Declaração de Colação de Grau de Psicóloga/o fornecida pela faculdade com a documentação exigida no item anterior. Essa inscrição provisória é válida por dois anos, tempo em que a/o psicóloga/o deverá providenciar a apresentação do diploma na sede do CRP-03.

Caso a validade da minha inscrição provisória expire e eu ainda não tenha recebido o diploma, o que pode me acontecer?

A legislação do Conselho concede ainda uma prorrogação de prazo de até um ano nos casos em que haja justificativa comprovada de ordem financeira para a não providência do diploma junto a IES. Expirado este prazo sem a apresentação do diploma, a/o psicóloga/o estará trabalhando em condição irregular e sua carteira profissional será passível de cancelamento por parte do Conselho.

Quando recebo a Carteira Profissional de Psicóloga/o após feita a minha inscrição no CRP?

Após preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação exigida, a/o psicóloga/o deverá aguardar a Reunião Plenária seguinte para deferimento de sua carteira. Após o deferimento, a/o psicóloga/o retornará ao CRP em dia e horário, previamente marcados durante a sua inscrição, para a solenidade de entrega da CIP. Nesse dia, a/o psicóloga/o deverá trazer o comprovante de pagamento do boleto da anuidade que foi fornecido pelo Conselho através de e-mail.

Sou psicóloga/o estrangeira/o e quero trabalhar no Brasil, como devo proceder?

O Conselho Federal de Psicologia possui a Resolução nº 02/2002) para este fim, estabelecendo condições a serem atendidas para o devido exercício profissional da/o psicóloga/o estrangeira/o no país.

Quando e como devo fazer a inscrição secundária?

A/O profissional que exerce suas atividades fora da jurisdição do CRP de origem e com prazo superior a três meses deverá fazer a inscrição secundária no Conselho da jurisdição que esteja atuando. A/o psicóloga/o deverá dirigir-se ao CRP da jurisdição onde o trabalho será realizado e solicitar por escrito a inscrição secundária, indicando o local onde será realizada a atividade. No ato, deverá anexar ainda a cópia da CIP do CRP de origem.

Quais os documentos necessários para a inscrição de Pessoa Jurídica no CRP-03?

A inscrição de Pessoa Jurídica no CRP-03 é feita mediante solicitação do pedido através do preenchimento de formulários próprios (fornecidos pelo CRP) e apresentação dos documentos autenticados necessários para a efetivação da inscrição. São eles: Declaração da/o psicóloga/o responsável técnica/o, cópias autenticadas do CNPJ, do alvará de funcionamento e localização da prefeitura, contrato social e alterações. Cópia das carteiras profissionais das/os psicólogas/os e fichas de inscrição de Pessoa Jurídica (retirar no CRP).

Sou psicóloga/o e trabalho em uma empresa, a mesma precisa estar inscrita no Conselho?

Sim. Esta é uma obrigação legal para que os serviços de Psicologia oferecidos sejam acompanhados.

A/o bacharel ou licenciada/o em Psicologia poderá se inscrever no Conselho Regional de Psicologia?

Não, porque seu Diploma ou Declaração de Colação de Grau, pela legislação vigente do Conselho, não o/a caracteriza como psicólogo/a.

Profissionais de outras áreas, mas que possuem pós-graduação em Psicologia, podem se inscrever no Conselho Regional de Psicologia?

Não. O Conselho inscreve apenas profissionais graduadas/os em formação de psicóloga/o.

Viagens ao exterior para estudo, trabalho ou mudança de domicílio requerem algum procedimento da/o psicóloga/o junto ao CRP?

Sim. É necessário fazer o pedido de cancelamento temporário da inscrição e entregar a carteira profissional original para a guarda do Conselho.

Como cancelar minha inscrição no CRP?

Para que a/o psicóloga/o possa cancelar sua inscrição é necessário que não esteja respondendo a nenhum processo ético disciplinar no Conselho. A/o profissional deve enviar um requerimento à Diretoria do CRP-03 e entregar no Conselho sua Carteira de Identificação Profissional (CIP). Caso haja débito, este poderá ser parcelado e não impedirá o cancelamento.

Quais os documentos necessários para inscrição?

• Diploma ou Certificado de Colação de Grau;
• Título de eleitor/a com os últimos comprovantes de votação (deve constar os comprovantes do 1º e 2º turno) ou Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral;
• Carteira de Identidade (o RG deve ter validade de no máximo 10 anos) ou Carteira Nacional de Habilitação;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• 2 fotos 3×4 (recentes, com fundo branco, tamanho 3cm x 4cm, não pode estar sorrindo e nem de perfil);
• Título de Reservista (homens).

As cópias deverão estar autenticadas pelo cartório ou acompanhadas dos originais para serem autenticadas por um funcionário do Conselho na Sede ou Subsedes no ato da inscrição.

Você encontra mais informações na página: http://www.crp03.org.br/inscricao/pessoa-fisica/

Quais os documentos necessários para transferência?

• Certificado de Colação de Grau ou Diploma;
• Título de eleitor/a com os últimos comprovantes de votação (deve constar os comprovantes do 1º e 2º turno) ou Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral;
• Carteira de Identidade (o RG deve ter validade de no máximo 10 anos) ou Carteira Nacional de Habilitação;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• 2 fotos 3×4 (recentes, com fundo branco, tamanho 3cm x 4cm, não pode estar sorrindo e nem de perfil);
• Título de Reservista (homens).

Apresentar cópia e original da Carteira Profissional de psicóloga/o.

As cópias deverão estar autenticadas pelo cartório ou acompanhadas dos originais para serem autenticadas por um funcionário do Conselho na Sede ou Subsedes no ato da inscrição.

Você encontra mais informações na página: http://www.crp03.org.br/inscricao/pessoa-fisica/

Quais os documentos necessários para secundária?

• Certificado de Colação de Grau ou Diploma;
• Título de eleitor/a com os últimos comprovantes de votação (deve constar os comprovantes do 1º e 2º turno) ou Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral;
• Carteira de Identidade (o RG deve ter validade de no máximo 10 anos) ou Carteira Nacional de Habilitação;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• 2 fotos 3×4 (recentes, com fundo branco, tamanho 3cm x 4cm, não pode estar sorrindo e nem de perfil);
• Título de Reservista (homens).

*Apresentar cópia e original da Carteira Profissional de psicóloga/o.
*Apresentar documento comprobatório do exercício da profissão da/o psicóloga/o para prestar serviço temporário na região. O documento deverá constar o período da prestação de serviço, seja através de carteira de trabalho, contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços de Psicologia ou qualquer documento hábil que comprove que a/o profissional exercerá às suas atribuições como psicóloga/o neste Regional por tempo determinado.

As cópias deverão estar autenticadas pelo cartório ou acompanhadas dos originais para serem autenticadas por um funcionário do Conselho na Sede ou Subsedes no ato da inscrição.

Você encontra mais informações na página: http://www.crp03.org.br/inscricao/pessoa-fisica/

Qual o procedimento para cancelar minha inscrição?

De acordo com a Resolução CFP nº 003/2007, para que a/o psicóloga/o possa realizar o cancelamento da sua inscrição é necessário que ela/e não esteja respondendo a nenhum processo ético disciplinar e nem exercendo a profissão de psicóloga/o.
A/O profissional deve dirigir-se ao CRP-03, fazer a solicitação escrita de próprio punho o cancelamento e entregar sua Carteira de Identificação Profissional (CIP). A anuidade do ano em curso será cobrada proporcionalmente tendo como base o mês em que foi feito o requerimento, sendo este, excluído do cálculo.
Profissionais do interior devem enviar ao representante do CRP-03 na sua cidade ou enviar para a Sede do Conselho através dos correios.

Como reativo a minha inscrição no Conselho?

Caso a/o profissional possua inscrição provisória é necessário apresentar o Diploma; Título de eleitor/a com os últimos comprovantes de votação (deve constar os comprovantes do 1º e 2º turno) ou Certidão de Quitação Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral; Carteira de Identidade (o RG deve ter no máximo 10 anos) ou Carteira Nacional de Habilitação e o formulário de reativação. Se a/o psicóloga/o já fez a inscrição definitiva não é necessário apresentar o Diploma, apenas os demais documentos.

A inscrição é obrigatória?

A inscrição nos Conselhos Regionais para o exercício da profissão de Psicologia é obrigatória, de acordo com a Lei Federal 5.766, que criou e regulamentou o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e seus Regionais. A prática profissional sem a devida inscrição e contribuição anual é passível de processo ético.

Sobre: Profissão

O Conselho participa na autorização ou reconhecimento de novos cursos de Psicologia?

Não. Esses processos são realizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que fundamentam as decisões do Ministério da Educação sobre o reconhecimento de cursos e credenciamento de instituições. Veja o Código de Ética.

A Psicologia é considerada profissão da área de saúde?

Sim. Segundo o Conselho Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde.

Existe algum documento que estabelece as atribuições da/o psicóloga/o?

Sim. Inicialmente a lei nº 4119/1962 é a que regulamenta a profissão. Outro instrumento de consulta neste caso é o CBO – Código Brasileiro de Ocupações, editado pelo Ministério do Trabalho.

O Conselho recebe currículos de psicólogas/os para encaminhamento de vaga de trabalho?

Não. O CRP-03 divulga ofertas de vagas de trabalho enviadas ao Conselho, além de publicar informações sobre concursos voltados para a categoria no estado da Bahia na página de Concursos. http://www.crp03.org.br/transparencia/concursos/

Existe alguma orientação do Conselho quanto à situação de estágios em Psicologia?

Sim. Existe normatização quanto à condição de estágio em Psicologia. O CRP-03 disponibiliza informações através da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF).

Sobre: Testes Psicológicos

Os testes psicológicos são instrumentos privativos das/os psicólogas/os?

Sim, nenhum outro profissional poderá fazer uso, aplicação, avaliação, compra e emissão de pareceres baseados nos mesmos. Neste caso, caracteriza-se exercício ilegal da profissão de psicóloga/o.

Por quanto tempo deve-se guardar material de teste aplicado?

Cinco anos.

É correto nos cursos de preparação para concursos ensinar, aplicar ou treinar testes psicológicos com as/os alunas/os?

Não. Instrumentos de avaliação psicológica são de uso restrito das/os psicólogas/os, não podendo ser divulgados, ensinados ou cedidos a terceiros. Por outro lado, não existe “treinamento prévio” para realização de avaliação psicológica.

Sobre: Título de Especialista

O título de especialista reconhecido pelo Conselho é obrigatório para a/o psicóloga/o?

Não. O Conselho oferece a possibilidade de reconhecimento do trabalho da/o psicóloga/o através de especialidades, contudo, este procedimento não estabelece condição para o exercício profissional. (link: http://www.pol.org.br/)

Os cursos de especialização em Psicologia oferecidos precisam estar obrigatoriamente credenciados no CFP?

Não, este credenciamento é optativo e de escolha das instituições promotoras dos cursos. As informações para o credenciamento de cursos de especialização podem ser obtidas no site do CFP (link: http://www.pol.org.br/)

O Conselho informa nomes de psicólogas/os por especialidades?

No momento, apenas para solicitações oficiais, como pedidos da justiça.

Quais os procedimentos necessários para obter o Título de Especialista?

Para obter o Título de Especialista em Psicologia, a/o psicóloga/o precisa ser aprovada/o no Concurso de Provas e Títulos. Após a aprovação, a/o profissional deve dar entrada no Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) com a cópia da homologação da aprovação, no Diário Oficial da União portando os documentos indicados no edital do Concurso que comprovem a prática profissional na área por 2 (dois) anos. Depois de analisar a documentação apresentada e constatada a sua autenticidade, o CRP-03 emitirá um parecer conclusivo sobre a concessão do Título de Psicóloga/o Especialista, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados a partir do recebimento comprovado em protocolo. Após a concessão do Título, o CRP-03 procederá ao devido registro fazendo-o constar na Carteira de Identidade Profissional (CIP).
Para habilitar-se ao Título de Especialista e obter o registro, a/o psicóloga/o deverá estar inscrito no CRP-03 há pelo menos 02 (dois) anos. A/o profissional de Psicologia poderá obter até 02 (dois) títulos de Especialista.