Arquivo Comissão | CRP-03
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/archive.php
Início  →  Comissão
Arquivo
Arquivo

Criado em 2019, a partir da necessidade de estabelecer diálogos sobre os serviços de psicologia destinados às pessoas Surdas, este GT objetiva sensibilizar estudantes e profissionais de Psicologia para a importância do atendimento bilíngue (Libras – Português), construindo coletivamente espaços que garantam à essas pessoas acesso, em sua língua, à Saúde Mental, a informações e conhecimentos da ciência psicológica, assim como todos os serviços prestados pelos profissionais desta categoria.
Contatos: [email protected] (PROVISÓRIO)

Principais Atividades:
• Promoção de eventos temáticos, nas sedes e subsedes deste Conselho;
• Elaboração e publicação de artigos que auxiliem a atuação profissional na perspectiva bilíngue;
• Tradução, para a Libras, de documentos e legislações do sistema conselhos, como: código de ética, resoluções, notas públicas;
• Articulação junto a outros GTs, deste e outros Conselhos, para discussão sobre a invisibilidade da Pessoa Surda nos múltiplos contextos sociais;
• Estabelecer contato e parcerias com instituições, em todo território nacional, para construção de diálogos e ações em prol da acessibilidade para pessoa surda.

Página em Construção

Página em Construção

Página em Construção

Página em Construção.

Página em Construção

A Comissão de Educação (CEDUC) tem como objetivo garantir às/aos psicólogas/os o acesso e participação a ações, debates e materiais de referência acerca da atuação profissional nos espaços educacionais, de modo que o compromisso com a educação pública, gratuita, laica e crítica se fortaleça. 

A CEDUC preconiza movimentos democráticos que incentivem a problematização dos processos normativos e individualizantes que assolam a educação brasileira, a fim de superar lógicas reprodutivistas da Psicologia.

Profissionais, estudantes e representantes de movimentos sociais de áreas afins poderão ser convidadas/os a compor a Comissão. 

Cabe à Comissão de Educação:

I – Ocupar, tensionar e propor aos espaços de controle social que versem sobre Educação, diretrizes de atuações comprometidas com os princípios democráticos e valorosos para com as diversidades;

II – Produzir e disseminar no Estado da Bahia referências do Sistema Conselhos nas áreas educacionais, enfatizando a perspectiva crítica enquanto basilar às atuações profissionais.

E-mail da CEDUC: [email protected]

Página em Construção

GRUPOS DE TRABALHO DE INTERIORIZAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Comissão de Interiorização – COMINTER surgiu com a proposta inicial de aproximar cada vez mais a categoria profissional que atua no interior, tentando desenvolver estratégias que permitam que o Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) alcance diferentes lugares da Bahia, estreitando a relação das/os psicólogas/os interioranas/os entre si, o Sistema Conselhos e a sociedade.

Atualmente, a COMINTER é composta por todas/os as/os conselheiras/os da gestão do XIV Plenário que residem no interior e as/os componentes das Comissões Gestoras (CG) das subsedes, entendo como subsedes, as cidades que possuem estrutura física (escritório) com estrutura administrativa mínima para atendimentos às respectivas demandas. Neste caso, as cidades de Vitória da Conquista (Região Sudoeste) e feira de Santana (Região Sertão/Recôncavo).

Faz-se necessário ressaltar que, conforme adequação do Regimento Interno (CRP-03/2015), vide orientações do CFP no que tange á Composição de Comissões Gestoras e Subsedes, apenas estas duas regiões supracitadas possuem Comissões Gestoras estando as demais regiões e cidades do interior do Estado sem uma representação do CRP em seus territórios. Uma vez que que até o ano de 2015, antes da alteração do regimento, constava-se de 7 subsedes com representações em um quantitativo bem maior nas cidades do interior.

Para diminuir estas distâncias, hoje, a COMINTER conta com a presença de Psicólogas/os convidadas/os em algumas cidades do interior, os quais desempenham a função de articuladores do CRP junto à categoria, dando inclusive apoio na execução de atividades administrativas desta autarquia. Entretanto, a própria forma como estão vinculados à COMINTER  é legalmente limitada e frágil.

Assim, surge a partir de várias contribuições e debates, da COMINTER e do XV Plenário, a necessidade de estruturar as representações do CRP-03 no interior do estado, dentro de uma estrutura que lhes possibilitem maiores condições de ação junto á categoria. Define-se, pois, pela criação de Grupos de Trabalho de Interiorização, como estratégia para a reestruturação da Política de Interiorização do CRP-03.

OBJETIVO

Articular as ações políticas de interiorização no Estado da Bahia, em consonância com as atribuições da COMINTER, como foco na aproximação entre a categoria e o sistema Conselhos.

Nomeia os Coordenadores dos Grupos de Trabalho da Comissão de Interiorização (COMINTER) e dispõe sobre o recebimento do Suprimento de Fundos.