Arquivo Comissão | CRP-03
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/archive.php
Início  →  Comissão
Arquivo
Arquivo

Página em Construção

GRUPOS DE TRABALHO DE INTERIORIZAÇÃO

APRESENTAÇÃO

A Comissão de Interiorização – COMINTER surgiu com a proposta inicial de aproximar cada vez mais a categoria profissional que atua no interior, tentando desenvolver estratégias que permitam que o Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) alcance diferentes lugares da Bahia, estreitando a relação das/os psicólogas/os interioranas/os entre si, o Sistema Conselhos e a sociedade.

Atualmente, a COMINTER é composta por todas/os as/os conselheiras/os da gestão do XIV Plenário que residem no interior e as/os componentes das Comissões Gestoras (CG) das subsedes, entendo como subsedes, as cidades que possuem estrutura física (escritório) com estrutura administrativa mínima para atendimentos às respectivas demandas. Neste caso, as cidades de Vitória da Conquista (Região Sudoeste) e feira de Santana (Região Sertão/Recôncavo).

Faz-se necessário ressaltar que, conforme adequação do Regimento Interno (CRP-03/2015), vide orientações do CFP no que tange á Composição de Comissões Gestoras e Subsedes, apenas estas duas regiões supracitadas possuem Comissões Gestoras estando as demais regiões e cidades do interior do Estado sem uma representação do CRP em seus territórios. Uma vez que que até o ano de 2015, antes da alteração do regimento, constava-se de 7 subsedes com representações em um quantitativo bem maior nas cidades do interior.

Para diminuir estas distâncias, hoje, a COMINTER conta com a presença de Psicólogas/os convidadas/os em algumas cidades do interior, os quais desempenham a função de articuladores do CRP junto à categoria, dando inclusive apoio na execução de atividades administrativas desta autarquia. Entretanto, a própria forma como estão vinculados à COMINTER  é legalmente limitada e frágil.

Assim, surge a partir de várias contribuições e debates, da COMINTER e do XV Plenário, a necessidade de estruturar as representações do CRP-03 no interior do estado, dentro de uma estrutura que lhes possibilitem maiores condições de ação junto á categoria. Define-se, pois, pela criação de Grupos de Trabalho de Interiorização, como estratégia para a reestruturação da Política de Interiorização do CRP-03.

OBJETIVO

Articular as ações políticas de interiorização no Estado da Bahia, em consonância com as atribuições da COMINTER, como foco na aproximação entre a categoria e o sistema Conselhos.

Nomeia os Coordenadores dos Grupos de Trabalho da Comissão de Interiorização (COMINTER) e dispõe sobre o recebimento do Suprimento de Fundos.

Em construção!

Em breve teremos conteúdo para esta área.

Considerando a crescente inserção das/os profissionais de Psicologia no campo das políticas públicas e a necessidade de construir uma agenda que incite de forma permanente as reflexões acerca desta prática, é que se organiza o Grupo de Trabalho de Psicologia e Políticas Públicas (GTPP). Vinculado a Comissão de Políticas Públicas, o GTPP deu início às suas atividades em 2013, tendo como ação, a produção da “Cartilha Online: Psicologia e Políticas Públicas”, feita por uma equipe a partir do Edital de Seleção realizado pelo CREPOP-03 no mesmo ano. Sendo a coletividade, lugar político e de construção de estratégias para ação, o GTPP também se faz espaço de articulação, organização e potencializador das ações do CREPOP-03.

Neste sentido, elencam-se como um dos objetivos deste grupo: 

  • Pautar ações e discussões acerca da Psicologia nas políticas públicas, em articulação com o CREPOP e os demais GT’s da Comissão de Políticas Públicas;
  • Fomentar um posicionamento ético-político da categoria, enquanto ciência e profissão comprometido com o enfrentamento das desigualdades sociais e a garantia de direitos humanos;
  • Idealizar, executar e conduzir a I Mostra de Práticas de Psicologia e Políticas Públicas da Bahia. As atividades do Grupo são coordenadas pela Equipe Técnica CREPOP 03 e acontecem quinzenalmente na sede do CRP 03.

O Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero – GTPSIG surge a partir da necessidade de discutir questões relativas às sexualidades e identidades de gênero, tendo por base de referência a Resolução Nº 01/1999, do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para psicóloga/os em relação à questão de orientação sexual.

Contato: gtpsig@crp03.org.br

Principais objetivos:

  • Pautar discussões sobre identidades de gênero que garantam pensar as produções de saberes e práticas com base nos preceitos éticos da profissão;
  • Produção de materiais formativos que auxiliem o exercício profissional;
  • Investir em proposta de resolução que oriente profissionais da psicologia ao exercício frente às questões relacionadas às orientações sexuais e identidades de gênero;
  • Realização de atividades temáticas junto a estudantes e profissionais da psicologia;
  • Promover o diálogo entre GTs e Comissões do CRP-03 e entre GTs e Comissões de outros CRPs que possuem discussões nas temáticas de sexualidades, identidades de gênero e gênero;
  • Articular contato e parceria com outras instituições que permitam o diálogo em prol da integralidade, equidade e diversidades sexual e de gênero.

Página em construção

Página em construção

Página em construção