Home > Comissão > Direitos Humanos > GTCH – Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia

GTCH – Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia

Comissão de Direitos Humanos – Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia (GTCH)

A atuação do grupo tem por objetivo a instalação do debate sobre homoerotismo, homofobia e papéis de gênero na categoria profissional, através dos Direitos Humanos, nos diversos campos de atuação da profissão (Educação, Saúde, Jurídica, Organizacional e etc). Para isso, suas/seus participantes buscam parceria com outras instâncias competentes dentro do Sistema Conselhos, com a proposta de um comprometimento maior da Psicologia com as problemáticas sociais e violação de direitos sexuais. Pautando-se na resolução 01/1999 do CFP, o grupo enfatiza as diretrizes do compromisso social e político da profissão, bem como o código de ética profissional, na garantia do respeito por diferentes possibilidades de subjetivação, pela diversidade sexual, dentro da grande diversidade da experiência humana.

Principais Atividades:

  • Divulgação da resolução 01/1999 do CFP, que versa sobre a prática da/o psicóloga/o frente às questões de orientação afetivo-sexual e identidades de gênero e que proíbe a/o profissional de tratar como patologia tais casos, além de contribuir para a erradicação dos preconceitos;
  • Participação nas etapas estadual e nacional da Conferência GLBT;
    • Realização de eventos temáticos: palestras, cine-debates;
    • Fornecer subsídios à atuação de outras comissões do CRP-03;
    • Estabelecer contato e parcerias com outras instituições locais / estaduais / nacionais que atuem no combate à homofobia.

Destaques:

Resposta do Conselho Federal de Psicologia ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro acerca da resolução que dispõe que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

Manifesto contra homofobia e qualquer retrocesso na regulamentação ética da prática profissional em Psicologia