Home > Comissão > Direitos Humanos > GTPM – Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia

GTPM – Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia

Comissão de Direitos Humanos – Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia (GTPM)

Composto por profissionais e estudantes de Psicologia e outras áreas relacionadas, tem como objetivo realizar parcerias para aproximar e divulgar as contribuições da Psicologia nas discussões e debates locais sobre mídia e subjetividades, entre outros assuntos como, por exemplo, as relações da própria profissão com as mídias. O trabalho do grupo se desenvolve em sintonia com todas as comissões e GTs do CRP-03, sobretudo a Comissão de Direitos Humanos, no entendimento da comunicação como um direito humano. Atualmente, as/os participantes têm se dedicado a ampliar as discussões partindo de quatro ideias norteadoras para os estudos e discussões do grupo: A influência da mídia na produção subjetividades e da coletividade; A não visibilidade de determinados grupos sociais nas mídias, reforço de estereótipos e influências na cultura; A mídialivrismo e suas implicações na contemporaneidade; As mídias e a saúde mental. Ou seja, todos os trabalhos e atividades desenvolvidos pelo GT perpassarão por alguma dessas ideias.

O Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia se reunirá quinzenalmente e pensando no princípio de interiorização que rege esta gestão as reuniões serão transmitidas via skype ou outro programa que possibilite aos interessados de outras cidades do interior participarem das reuniões de forma efetiva.

O GT optou por dividir suas atividades e propostas para o ano de 2017 em três trimestres, onde cada trimestre utilizará de um eixo temático, que foram pensados a partir do calendário nacional de saúde aproveitando assim as campanhas nacionais e internacionais já consolidadas. Desta maneira, cada trimestre seguirá o seguinte eixo : Infância e Juventude ( Abril, Maio e Junho); Naturalização da violência ( Julho, Agosto e Setembro); Extensão da vida real ao mundo virtual (Outubro; Novembro e Dezembro).