Home > Mostra de Práticas

Mostra de Práticas

SOBRE A I MOSTRA DE PRÁTICAS

Em comemoração ao aniversário de dez anos do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o Conselho Regional de Psicologia 3ª região – Bahia traz para a categoria e toda a sociedade civil a I Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas da Bahia.

O evento acontece entre 10 e 12 de agosto de 2016, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador – Rua Silveira Martins,Cabula.

A Mostra de Práticas é um evento para compartilhamento, troca e construção de experiências e práticas sobre a atuação da Psicologia nos diversos âmbitos das Políticas Públicas, seja em ações assistenciais, de gestão e/ou controle social. É um espaço que tem por objetivo ancorar as diversas práticas a um fazer ético-político referenciado no social, tomando este fazer como elemento capaz de integrá-las em torno de um projeto emancipatório de Psicologia.

Podem participar do evento estudantes de psicologia, profissionais e pesquisadoras/es da psicologia e de áreas afins, nas condições de ouvinte ou apresentador/a de trabalho.

Confira a Programação da Mostra de Práticas.

EIXOS TEMÁTICOS

1) Interdisciplinaridade e Psicologia: da formação ao fazer profissional
Relato de experiências e/ou de pesquisas e/ou de ensino sobre a psicologia e a interdisciplinaridade nos diferentes âmbitos de atuação das políticas públicas (assistência, gestão e controle social). Experiências que tratam de iniciativas que tenham como referência as práticas interdisciplinares tanto no âmbito da formação como o fazer profissional na interlocução com outras profissões.

2) Psicologia em inserção na comunidade
Relato de experiências e/ou de pesquisas e/ou de ensino que tratam da atuação da psicologia na comunidade, através dos equipamentos de políticas públicas. Experiências que relatam a inserção da psicologia na comunidade, a produção de práticas de intervenção e de conhecimento, considerando as interfaces do trabalho com o conhecimento popular e práticas culturais.

3) Psicologia e seu compromisso ético-político
Relato de experiências e/ou de pesquisas e/ou de ensino que discutam o fazer da psicologia nas políticas públicas tendo em vista o compromisso ético-político para a garantia de direitos. Experiências e reflexões que tratam a dimensão ética e política da atuação flertando com a produção de conhecimento e produção práticas de intervenção frente as demandas contemporâneas, como debates de gênero, sexualidade, relações raciais, judicialização e medicalização da vida.

NORMAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHO

Serão aceitos trabalhos, na modalidade oral, por profissionais, pesquisadoras/es e estudantes de psicologia cujas as experiências e/ou pesquisas nas Políticas Públicas foram produzidas no estado da Bahia. Os trabalhos deverão respeitar os seguintes critérios:

Título: no máximo 200 caracteres com os espaços, em caixa alta e em negrito.

Autores e instituição: não é estipulado o número máximo de autoras/es por trabalho submetido, no entanto a/o responsável por apresentar (a/o proponente) deve estar inscrita/o no evento. Nos trabalhos devem estar indicados os nomes completos de cada autor/a seguido de sua filiação institucional entre parêntese (não usar siglas nem abreviações), indicando a/o apresentador/a com um asterisco após seu nome. Cada participante pode submeter apenas dois trabalhos como autor/a, independente da modalidade, e dois trabalhos como co-autor/a.

Resumo, Palavras-chave e Referências: o texto do resumo deve estar em parágrafo único justificado, contendo entre 3.000 a 5.000 caracteres sem espaço, contemplando a introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e considerações finais, sem o uso de figuras, quadros e tabelas. Deve constar mínimo de três e no máximo de cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, e todas as referências utilizadas na produção do trabalho. O texto deve estar em folha A4, letra Arial 12, espaço simples e margem de 1,5 cm em ambos os lados. A formatação das referências e citações deve seguir formato ABNT.

Eixo e Tipo de trabalho: as/os autoras/es deverão indicar em qual o Eixo Temático o trabalho está inscrito e, se consiste em um relato de pesquisa (produções científicas com resultados parciais ou finais) ou um relato de experiência (intervenções profissionais na assistencial, gestão, controle sócia, ensino, estágio etc.).

Envio do trabalho: a submissão de trabalho deverá ser realizada por e-mail mostrapsi@crp03.org.br em duas vias, PDF e DOC. No assunto do e-mail deverão constar as palavras “Resumo” e o nome da/o proponente. O anexo com o trabalho inscrito deverá seguir as seguintes especificações: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples e parágrafo único justificado. E o arquivo deve ter o nome do proponente, a exemplo: anajosé.pdf e anajosé.doc

Prazo para submissão: o prazo para inscrição de trabalhos será até 10 de junho de 2016. Os resultados da avaliação dos trabalhos serão informados até o dia 10 de julho de 2016 na página do evento no facebook e por e-mail.

INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 01/05/2016, através do preenchimento de formulário disponível no link: http://goo.gl/forms/0o9Avr33rc

CRONOGRAMA

29/04/2016 – Lançamento da Mostra de Práticas no COREP-BA
01/05/2016 – Abertura das inscrições e submissão de trabalhos
10/06/2016 – Encerramento do prazo para submissão de trabalhos

22/06/2016 – Reabertura do prazo para submissão de trabalhos

03/07/2016 – último dia para submissão de trabalhos

20/07/2016 – Resultado da avaliação de trabalhos
10 a 12/08/2016 – I Mostra de Práticas