Publicado em 07 abril de 2023 às 13:38
A jornada para alcançar a “Saúde Para Todos” é o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril. A ocasião marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 1948 para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis. Neste ano, a OMS completa 75 anos e a proposta é rememorar os avanços da saúde pública nas últimas sete décadas e motivar ações para enfrentar os desafios de saúde do presente e futuro.
A criação da OMS nasce da proposta de uma organização internacional de cooperação para a saúde pública mundial. O Brasil é membro e participa ativamente das discussões que visam “levar” saúde onde houver pessoas. Para a população brasileira, o Sistema Único de Saúde (SUS), Lei 8080, de 19/09/90, é modelo de assistência que atende a população. TODAS/OS PRECISAM DO SUS ou em algum momento da vida, já o utilizou, por meio de acesso às campanhas de imunização, na fiscalização de produtos e alimentação e nos demais serviços, programas da política nacional de saúde.
A Psicologia como ciência colabora com o desenvolvimento do SUS, e enquanto profissão discorre na construção do sistema de saúde com o trabalho no dia a dia. A abordagem da Psicologia no contexto da saúde e bem-estar tem ganhado maior relevância nos últimos anos, sobretudo, com a pandemia da Covid-19 e suas sequelas diretas e indiretas na saúde mental da sociedade. A OMS prevê desde 2020 até os dias atuais as reações e consequências na saúde emocional, dados revelam aumento de sintomas e diagnóstico da ansiedade.
É importante avançar contra o preconceito e o estigma no tratamento da saúde mental, realizar investimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), promover os cuidados em liberdade e garantir o acolhimento adequado e assistência básica à população, em especial às pessoas em situação de vulnerabilidade, persiste como uma das principais barreiras a ser superada. E ter o entendimento que quando se discute saúde, está falando de saúde mental, caminham-se juntas, não há como estabelecer diretrizes de saúde sem a permanente agenda da saúde mental.
Desse modo, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) se une às instituições de defesa da saúde, desenvolvendo ações de conscientização, valorização e inclusão da Psicologia nas estratégias de promoção da saúde pública integral.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 07 abril de 2023 às 13:38CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 07 abril de 2023 às 13:38Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: Informação que Salva Vidas
O dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data faz parte da […]
Publicado em 07 abril de 2023 às 13:38