Home > Notícias > 10 de dezembro: dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro: dia Internacional dos Direitos Humanos

sexta-feira, 28 de agosto de 2015
10 de dezembro foi instituído o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que tem como marco legal a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta Declaração descreve, em seus trinta artigos, os direitos básicos que garantem uma vida digna a todos os povos e nações, como o direito à liberdade, à educação e saúde de qualidade, acesso à cultura, informação e alimentação, moradia adequada, respeito àdiversidade, entre outros.
Os Direitos Humanos são parâmetros fundamentais para a constituição do Estado de Direito e é compromisso de cada órgão da sociedade e de cada indivíduo reconhecê-los, para que, progressivamente, todas/os tenham garantidos esses direitos. A data é uma importante oportunidade para que cada psicóloga/o possa refletir sobre seu fazer e construir referências que possam contribuir para esta conquista, reafirmando nosso compromisso social a serviço da democracia, da liberdade e do respeito à dignidade humana.
 Ainda há muito que avançar, diante dos desafios postos para promover o respeito a todos os direitos fundamentais, portanto, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia aproveita esta data para convidar a todas/os a conhecer nossa Comissão de Direitos Humanos. Nossos objetivos são convocar e mobilizar nossa categoria em torno da problemática dos Direitos Humanos; promover articulações com os movimentos sociais locais que lutam pelos direitos dos seguimentos historicamente excluídos; incentivar a inclusão do tema de Direitos Humanos na prática do profissional de Psicologia, no ensino e na pesquisa.
Nosso trabalho tem sido desenvolvido por meio de Grupos de Trabalho que integram a Comissão de Direitos Humanos. São eles: Grupo de Trabalho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Grupo de Trabalho Psicologia e Educação; Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais; Grupo de Trabalho em Relações de Gênero e Psicologia; Grupo de Trabalho dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Comissão de Direitos Humanos vem se reunindo quinzenalmente, às quartas-feiras, a partir das 18h:30min, na Sede do CRP-03 (Rua Aristides Novis, nº 27, Federação. Salvador- BA). Contato: comdh@crp03.org.br.