Home > Notícias > 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos, instituído no ano de 1950. Esta data foi escolhida, pois em 1948, a ONU, Organização das Nações Unidas, tornou oficial a Declaração Universal dos Direitos Humanos. De acordo com o Ministério da Justiça, o documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadã/ão do planeta.

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) vem no dia de hoje, reafirmar a sua luta constante pela garantia e defesa dos direitos humanos e por uma Psicologia baseada no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, assim como consta no Código de Ética da/o Psicóloga/o.

A cura gay, o genocídio do povo negro, a redução da maioridade penal, a perda dos direitos das mulheres de realizarem o aborto em casos já previstos por lei, as mudanças na legislação trabalhista Brasileira, bem como as ameças à Previdência, que se constituem como precarização da vida das trabalhadoras e trabalhadores, e a fragilização dos Direitos Sociais representam alguns dos retrocessos vivenciados por todas/os nós. O que comemoramos hoje é símbolo de luta e resistência. É preciso também refletir qual o compromisso da profissão e da categoria com a sociedade.