/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

Saúde Mental é um Direito Coletivo: CRP-03 reforça importância de políticas públicas integradas

Publicado em 10 outubro de 2025 às 17:15

Saúde Mental é um Direito Coletivo: CRP-03 reforça importância de políticas públicas integradas
Criado pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental tem como objetivo alertar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental de todos ao redor do mundo. Apesar de avanços significativos nos debates, o tema ainda é tratado com preconceito e discriminação.
Segundo uma reportagem do Portal G1, o Brasil vive uma crise de saúde mental. A notícia também informa que dados do Ministério da Previdência apontam que o país registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais. É o maior número desde 2014. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já enquadrou o Brasil como o país mais ansioso do mundo em 2019.
A saúde mental não deve ser tratada apenas como uma responsabilidade individual, mas como uma questão coletiva e estrutural. É fundamental que o Estado invista em uma rede pública de atenção psicossocial robusta, territorializada, acessível e humanizada. Isso inclui o fortalecimento de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a ampliação de equipes multiprofissionais na Atenção Primária, Secundária e Terciária, a formação continuada de profissionais para lidar com questões interseccionais e a garantia de continuidade no tratamento.
Além disso, é preciso integrar a saúde mental a outras políticas sociais, como educação, assistência social, moradia, segurança alimentar e trabalho, reconhecendo que o bem-estar psíquico está diretamente relacionado às condições materiais de existência. O enfrentamento ao racismo, à LGBTfobia, ao machismo e outras formas de opressão também deve ser parte central das políticas de saúde mental.
Diante desse contexto, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reforça, nesta data, a importância de manter o debate sobre a saúde mental em evidência, assim como a urgência da implementação efetiva de políticas públicas que garantam o acesso e o cuidado integral, especialmente para as populações vulnerabilizadas.

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Posts

O CRP-03 destaca o Dia Mundial de Luta contra a Aids

O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data, instituída pela Organização Mundial […]

16 dias de ativismo chama atenção para os casos de violência contra a mulher

A campanha dos 16 Dias de Ativismo teve início em 1991, a partir da mobilização de ativistas durante o Instituto […]

CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra

A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Pular para o conteúdo