/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  12 de junho: CRP-03 repudia todas as formas de trabalho infantil, posicionando-se pela proteção integral da infância

12 de junho: CRP-03 repudia todas as formas de trabalho infantil, posicionando-se pela proteção integral da infância

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Isso aconteceu em 2002, ano da apresentação de um relatório com dados globais a respeito do trabalho infantil, durante a Conferência Internacional do Trabalho. No Brasil, a data foi instituída como como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

Neste ano, o tema da campanha nacional é “COVID-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT), juntamente com a Justiça do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Toda essa mobilização tem o objetivo de chamar atenção para o crescimento da exploração do trabalho infantil em tempos de pandemia.

O trabalho infantil é reconhecido como uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento pleno do ser humano, seus efeitos deixam marcas que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Impactos esses no aspecto físico, psicológico e emocional. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), comprometido com a defesa intransigente dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, repudia todas as formas de trabalho infantil, posicionando-se pela proteção integral da infância, com a garantia do direito ao desenvolvimento.