/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

25 de novembro: Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

25 de novembro marca o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres. Esta é uma data que convida todas e todos a refletirem a respeito de uma luta que é da sociedade em geral. Com a pandemia do novo coronavírus, dados alarmantes apontaram em todo o mundo, o aumento no número de casos de mulheres vítimas das mais diversas formas de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial, moral e sexual.

De acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil obteve registros de 648 feminicídios somente no primeiro semestre de 2020. Em comparação ao mesmo período do ano passado, este índice subiu 1,9%. Mulheres negras e periféricas, além das mulheres trans ainda são as mais vulneráveis quando se trata desta questão.

Mesmo com este cenário e com tantas dificuldades de implementação de políticas públicas efetivas no enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil, não se pode esquecer a importância da Lei Nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha. A lei “cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências”.

Diante disso, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) reafirma o seu compromisso na luta e pela garantia dos direitos das mulheres e convida a categoria a fazer parte das ações promovidas pela autarquia com o objetivo de orientar psicólogas e psicólogos a atuar com esta temática. Confira a programação e outras informações aqui: https://www.crp03.org.br/campanha16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres-no-brasil/