/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  8 de março é marco histórico na luta das mulheres

8 de março é marco histórico na luta das mulheres

Lembrado no mundo inteiro, o Dia Internacional das Mulheres comemorado hoje teve sua origem a partir de fatos importantes e que devem ser destacados. A data é geralmente associada à uma homenagem às trabalhadoras de uma fábrica têxtil que morreram vítimas de um incêndio na cidade de Nova York, em 1957. Estudos apontam diversos outros acontecimentos, mas a organização de mobilizações para reivindicar melhores condições de trabalho e igualdade na política resultaram na criação do 8 de março. 

Durante a pandemia de COVID-19 foi possível perceber mais ainda o quanto as mulheres ainda estão em situação de vulnerabilidade. Muitas perderam seus empregos ou mantêm relações precárias de trabalho, se sentem sobrecarregadas em tarefas domésticas, sofrem diversos tipos de violência, entre outros fatores que deixam em evidência as violações de direitos. Para se ter uma ideia, devido ao confinamento, o Brasil registrou 648 casos de feminicídio no primeiro semestre do ano passado, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O índice registrado foi de 1,9% a mais que em 2019.

Levando isso em conta, a Comissão Mulheres e Relações de Gênero (COMREG), e a Comissão de Direitos Humanos (COMDH) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) organizam neste mês a campanha Mulheres em movimento por políticas públicas, empregabilidade, saúde e fim da violência. O objetivo é debater e chamar atenção para a violação de direitos como acesso ao atendimento em saúde, assistência social, moradia, condições de empregabilidade, mobilidade e a uma vida sem violência, em um cenário de pandemia de COVID-19. A campanha tem programação especial com atividades relacionadas às temáticas feministas e aos direitos das mulheres.

ESTRATÉGIA DE BUSCA

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. 

Link:  https://bvsalud.org/queries/search_strategy/08-de-marco-dia-internacional-de-luta-pela-vida-das-mulheres/?l=pt_BR