Home > Notícias > CRP faz seleção para assessor de pesquisa

CRP faz seleção para assessor de pesquisa

terça-feira, 31 de outubro de 2017

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 03ª REGIÃO – BAHIA

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA Nº 001/2017

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PREENCHIMENTO DE 02 (DUAS) VAGAS PARA CARGO EM COMISSÃO DE ASSESSORA(OR) TÉCNICA(O) DE PESQUISA E PROJETOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS (SALVADOR E VITÓRIA DA CONQUISTA), DE LIVRE NOMEAÇÃO E EXONERAÇÃO, MEDIANTE CONDIÇÕES ABAIXO ESTABELECIDAS:

O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – CRP 03ª REGIÃO, Autarquia Federal de Fiscalização Profissional, no uso das atribuições legais e regimentais as condições estipuladas neste Regulamento, em conformidade com a Constituição Federal demais disposições atinentes à matéria, torna pública a realização da Seleção Simplificada para preenchimento 02 (duas) vaga para Cargo em Comissão: Assessora(or) Técnica(o) de Pesquisa e Projetos em Políticas Públicas

Frise-se que para contratação de cargo em comissão não existe a obrigação constitucional ou legal de seleção pública, contudo o XV PLENÁRIO, optou por realizar a referida seleção simplificada, com a finalidade de escolher profissional com qualificações técnicas, bem como tornar ampla e transparente a presente contratação.

 

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

– O Processo seletivo simplificado de acordo com o previsto neste Edital, será executado pela Comissão de Políticas Públicas.

1.2 – Os Cargos oferecidos são de livre nomeação e exoneração pelo XV Plenário do CRP 03.

1.3 – O Processo seletivo simplificado consistirá em três etapas de caráter eliminatório e Classificatório (Análise de Currículo, Prova Escrita e Entrevista).

  1. 4 – A/o candidata/o deve observar atentamente todas as orientações contidas deste Edital.

1.5 – Os requisitos obrigatórios e complementares para investidura no cargo e suas

atribuições estão descritas neste edital, bem como constam no Anexo I.

1.6 – Fazem parte deste Edital, em caráter complementar, os Anexos I, II e III.  

II – DAS INSCRIÇÕES

2.1 – A inscrição na Seleção Pública implica o conhecimento e a tácita aceitação pela/o candidata/o das condições estabelecidas neste Edital.

2.2 – São requisitos básicos para participação na Seleção Pública:

– Formação em Psicologia; Inscrição no CRP03/BA; estar adimplente e regular com suas obrigações junto ao Conselho; Nada consta ético.

– Necessário possuir aproximação comprovada de práticas e/ou pesquisa na área de Psicologia e políticas públicas;

2.3 As inscrições para este seletivo serão compostas dos seguintes procedimentos:

  1. a) Envio da ficha de inscrição preenchida de acordo com o modelo disponível no Anexo II deste edital, preenchida, assinada e enviada por meio digital para o e- mail crepop03@crp03.org.br.  No mesmo e-Mail, o (a) candidato (a) deverá enviar em anexo: Currículo da Plataforma Lattes (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Disponível no seguinte endereço eletrônico http://lattes.cnpq.br/) e currículo vitae. Os arquivos deverão estar em formato em PDF. 

A/o candidata/o deverá escrever no campo assunto do email a frase Inscrição Processo Seletivo Edital 01/2017 –Nome completo do candidato

O prazo para envio desta ficha por e-mail  inicia-se na data de publicação deste edital 31 de outubro de 2017 e encerra-se  dia 06 de Novembro de 2017.

2.4 Não será aceito o envio de quaisquer documentos após osprazos estipulados por este Edital. É de inteira responsabilidade das/oscandidatas/os garantir que a documentação chegue nos endereços eletrônicos dentro dos prazos estipulados.

2.5 Terá sua inscrição cancelada, automaticamente, a (o) candidata (o) que não cumprir com todos os requisitos deste Edital.

2.6 – As informações prestadas pelas/os candidatas/os, no ato da inscrição, serão de inteira e

exclusiva responsabilidade destas/es.

2.7 – Para a participação neste processo seletivo, não será cobrada qualquer taxa de inscrição.

 

III. CARGO: Assessora(or) Técnica(o) de Pesquisa e Projetos em Políticas Públicas.

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, CREPOP, é um órgão operacional do Sistema Conselhos de Psicologia, que tem como objetivo a formulação de referências para atuação profissional no campo das políticas públicas, por meio de pesquisas multicêntricas coordenadas nacionalmente.

3.1 Atribuições:

I- Coordenar as ações e atividades locais de pesquisa e de mobilização da categoria, de acordo com agenda de pesquisa integrada nacionalmente e a partir de diretrizes formuladas pela Coordenação Nacional. Sistematizar e difundir conhecimento e práticas psicológicas nas políticas públicas locais, oferecendo referências para atuação nesse campo.

II – Divulgar as ações do CREPOP e resultados da pesquisa nos espaços de discussão sobre as políticas pesquisadas.

III – Contribuir nas articulações das comissões e grupos de trabalho do CRP-03 com os movimentos sociais, gestoras/es e profissionais.

IV – Contribuir para formulação e avaliação de políticas públicas a partir das informações coletadas nas pesquisas.

V – Identificar oportunidades estratégicas de participação da Psicologia nas políticas públicas. VI – Promover o diálogo com as Instituições de Ensino Superior sobre a formação de profissionais capacitadas/os para atuar em políticas públicas.

Detalhamento das funções:

  • Desenvolver atividades especializadas de pesquisa; 
  • Elaborar, Coordenar e executar projetos e pesquisas em Psicologia e Políticas Públicas; 
  • Oferecer suporte à gestão do CRP03 na efetivação das ações de desenvolvimento Técnico, político da Psicologia como ciência e profissão;
  • Supervisão/orientação à estágio no CRP03;
  • Colaborar nas articulações entre os conteúdos e mobilizações promovidas pelo Projeto Local da gestão do CRP e o CREPOP;
  • Contribuir para o planejamento estratégico;
  • Contribuir para a qualificação do plenário e CRP 03 nas discussões e informações sobre Psicologia e Políticas Públicas;
  • Assessorar técnica e politicamente os e coordenadoras/es de GTs nos temas relacionados às deliberações do Congresso Nacional da Psicologia-CNP e Congresso Regional da Psicologia -Corep/Ba;
  • Acompanhar e propor discussões em GTs e Comissões que possam ter conexões com os temas das política públicas e pesquisas do CREPOP;
  • Promover articulações do CRP com instituições públicas, movimentos sociais, organizações não governamentais que participam das lutas pela efetivação de direitos sociais.

 

3.2 Conhecimento e Experiências Relevantes:

  • Metodologias de pesquisa em Ciências Sociais e Humanas;
  • Facilitação/coordenação de Grupo Focal;
  • Facilitação/coordenação de Entrevistas Coletivas;
  • Planejamento/condução de Entrevistas Individuais;
  • Elaboração/aplicação de Questionário;
  • Abordagens etnográficas e Pesquisas de Campo
  • Produção e Avaliação de Relatórios técnico-científicos;
  • Levantamento Bibliográfico-documental;
  • Pesquisa via banco de dados virtuais (Wide World Web, Intranet etc.);
  • Intervenção no campo das Políticas Públicas;
  • Intervenção política em campos específicos da Sociedade (em conexão com o campo dos Direitos Humanos);
  • Representação institucional junto aos órgãos públicos governamentais;

3.3 Atributos Pessoais desejáveis:

-Responsabilidade e disciplina para atuar em sistemas organizados em rede e subordinadas a operações estratégicas definidas nacionalmente;

  • Desenvoltura e capacidade empática para lidar com o público;
  • Tato e capacidade de negociação com gestoras/es e autoridades públicas;

– Facilidade para contato interinstitucionais, em diferentes âmbitos.

 

IV – PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO

4.1 – O processo seletivo ocorrerá em três etapas.

4.2 – O referido processo será organizado e aplicado pela Comissão de Políticas Públicas do CRP03 composta por conselheiras/os do XV plenário do CRP 03.

4.3 – A primeira etapa do processo seletivo constará de análise curricular.

4.4 – A segunda etapa será a realização de um prova escrita, cujo conteúdo programático focará em única questão aberta sobre Psicologia e Políticas Publicas.

4.5 A terceira etapa será de entrevistas presenciais individuais.

4.6 – Os currículos inscritos serão analisados imediatamente após o término do período de inscrição e as/os candidatas/os selecionadas/os para a etapa de entrevistas serão convocadas/os por ato normativo publicado no website do CRP 03.

4.7 – As (os) candidatas (os) classificadas (os) para a segunda etapa deverão trazer os Documentos comprobatórios das informações apresentadas na primeira etapa de análise curricular para conferência simples no dia da realização das entrevistas. 

4.8 – Serão selecionados os currículos para a fase da prova aberta e entrevista, à ocorrer no mesmo dia, segunda e terceira etapa do processo seletivo, respectivamente.

4.9 – No AnexoII, há o Calendário das atividades da Seleção Pública. 

Caso haja qualquer alteração nas datas previstas, serão publicados no web sítio do CRP 03 os devidos comunicados oficiais no seguinte endereço www.crp03.org.br.   O acompanhamento dos atos normativos e comunicados oficiais deste seletivo público são de inteira responsabilidade dos (as) candidatos (as).

V – DO RESULTADO, DA ADMISSÃO E CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO.

5.1 – As/Os candidatas/os presentes na segunda e terceira fase da seletiva serão informados do resultado

final por meio do website do CRP 03. No referido website serão publicação de todos os atos normativos referentes a este processo seletivo. 

5.2 – O (a) candidato (a) selecionado (a) terá o contrato regido pelo Direito Administrativo, não sendo devidos os respectivos benefícios inerentes aos servidores celetistas, por figurar vínculo precário com a Administração Pública, consoante prevê a Cláusula Quarta do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Federal.

5.3 – O (a) candidato (a) selecionado (a) possui vínculo precário com a presente autarquia, podendo ser exonerado ad nutum, ou seja, de livre nomeação e exoneração, submetendo-se a carga horária de 20 (vinte) horas semanas. O vencimento será no valor de R$ 1.881,88 (um mil e oitocentos e oitenta e um reais e oitenta e oito centavos), incidindo sobre este os descontos legais e previdenciários cabíveis.

5.4 – Por ocasião da convocação o (a) selecionado (a) deverá apresentar os documentos

originais acompanhados de cópias solicitados para contratação, conforme Anexo III

5.5 – A contratação será (em) caráter imediato após aprovação e homologação do

resultado final pelo XV Plenário do CRP 03.

 

VI – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 – As/Os candidatas/os podem obter maiores informações sobre o processo seletivo por

meio dos endereços eletrônicos:  ou   crepop03@crp03.org.br

6.2 – Os casos omissos a nesse Edital serão apreciados e deliberados pela Comissão de

Políticas Públicas e, se necessário, pela Diretoria e XV Plenário.do CRP 03.

6.3 – Este edital entra em vigor na data de sua publicação.

Valter da Mata Filho

Conselheiro Presidente do CRP03. 

ANEXO I

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 03ª REGIÃO – BAHIA

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA Nº 01/2017

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE 02VAGAS PARA

CARGO EM COMISSÃO DE ASSESSORA(OR) TÉCNICA(O) DE PESQUISA E PROJETOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS(SALVADOR E VITÓRIA DA CONQUISTA)

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome Completo:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Nº Inscrição Profissional (CRP):____________________________________________

Nº do Documento de Identidade: ___________________________________________

CPF:__________________________________________________________________

Data de Nascimento:____/____/_______

Estado Civil: ________________________________

Endereço completo para correspondência:

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

Bairro:_________________________________

CEP: __________________________________

Cidade onde reside:______________________________________________________

Estado:________________________________________________________________

Telefones com DDD: ____________________________________________________

E-mail: _______________________________________________________________

Salvador – Bahia _____de ___________________ de 2017.

Assinatura:____________________________________

ANEXO II

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 03ª REGIÃO – BAHIA

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO Nº 001/2017

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE 01 VAGA PARA

CARGO EM COMISSÃO ASSESSORA(OR) TÉCNICA(O) DE PESQUISA E PROJETOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS(SALVADOR E VITÓRIA DA CONQUISTA)

 

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO

 

Publicação e Divulgação do Edital

31 DE OUTUBRO

Abertura das Inscrições

31 DE OUTUBRO

Encerramento

06 DE NOVEMBRO

Divulgação da Lista de selecionadas (os) para segunda e terceira fase

07 DE NOVEMBRO

Realização da segunda e terceira fase

13 DE NOVEMBRO SSA

 17 DE NOVEMBRO VDC

Resultado Final

20 DE NOVEMBRO

 

Atenção: caso haja qualquer mudança nas datas acima citadas, os atos oficiais

serão  publicados    no web      sítio do       CRP03 (www.crp03.org.br)                   O

acompanhamento das datas fixadas e possíveis mudanças de data do Processo

Seletivo são de inteira responsabilidade das (os) candidatas (os).

 

ANEXO III

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 03ª REGIÃO – BAHIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 001/2015

PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE 01 VAGA PARA

CARGO EM COMISSÃO DE ASSESSORA(OR) TÉCNICA(O) DE PESQUISA E

DESENVOLVIMENTO

 

DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO

No ato do comparecimento para admissão, a (o) selecionada (o) deverá apresentar cópias dos seguintes documentos:

 

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

Cédula de Identidade (RG);

Certidão de Casamento, caso se aplique ao estado civil da (o) candidata (o);

Título de Eleitor;

Certidão de Quitação Reservista, quando de sexo masculino;

2 (duas) fotos 3X4 coloridas, atuais;

Número de Inscrição do PIS/PASEP ou declaração do contratante anterior declarando a não inscrição;

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Certidão de nascimento das/os filhas/ os menores de 14 anos, caso as/os tenha;

Caderneta de vacinação das/os filhas/os menores de sete anos que tiverem sob tutela e declaração de frequência escolar para os maiores de sete anos e menores de 14 anos;

Comprovante de residência recente (dos últimos três meses);

Atestado de Saúde Ocupacional (ASO);

Certidão de antecedentes criminais.