Home > 9º Congresso Nacional da Psicologia

9º Congresso Nacional da Psicologia

Entre os dias 16 e 19 de junho de 2016 será realizado em Brasília, o 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária foi o tema escolhido para nortear as discussões de mais uma edição do CNP. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) convida todas/os as/os profissionais inscritas/os neste regional para contribuir com propostas para o COREP e participar deste espaço de construção democrática com toda a categoria.

Antes da etapa nacional são organizados os eventos preparatórios, pré-congressos e o Congresso Regional da Psicologia (COREP), que está marcado entre 29 de abril e 1º de maio, na cidade de Salvador. Durante todas as etapas as/os psicólogas/os têm a chance de discutir e deliberar as políticas prioritárias para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e do Federal entre 2016 e 2019.

Atenção!

Os Pré-congressos são eventos voltados para profissionais de Psicologia. A participação de estudantes é organizada pelo Diretório Acadêmico da instituição de ensino junto ao CRP-03. Em caso de dúvida entre em contato com a Comissão Organizadora: comorgba@crp03.org.br.

Objetivos do CNP

  1. a) Promover a organização e a mobilização das/os psicólogas/os do país possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão;
  2. b) Definir políticas nacionais referentes ao tema do 9º CNP a serem implementadas e / ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia, na gestão 2017 a 2019;
  3. c) Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia, na gestão 2017 a 2019;
  4. d) Garantir a participação direta das/os psicólogas/os no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização em relação às etapas que precedem o CNP e os COREPs.

Veja quais são os eixos de discussão:

Eixo 1 – Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Eixo 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;

Eixo 3 – Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos.

Como participar das discussões?

As etapas para o CNP começam com os eventos preparatórios que acontecem até março de 2016. É neste espaço que as/os psicólogas/os podem elaborar as propostas, dentro dos três eixos de discussão, que serão apreciadas e votadas nos pré-congressos. Estes eventos podem ter formatos de debates, mesas redondas, simpósios, entre outros.

O CRP-03 promoverá eventos preparatórios em todo o estado da Bahia. Durante as atividades, as/os participantes receberão um formulário para redigir e encaminhar propostas dentro do Eixo escolhido. Você também pode enviar o formulário com as propostas para o e-mail: comorgba@crp03.org.br

Clique aqui e confira as informações sobre os próximos eventos preparatórios promovidos pelo CRP-03.

Entenda as etapas do Congresso

Eventos preparatórios: são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de propostas. A principal característica dos eventos preparatórios deve ser a ampla mobilização e participação da categoria, que fortalece o caráter democrático da diversidade de contribuições na construção do projeto da profissão.

Atividades livres

Qualquer grupo de psicólogas/os pode organizar atividades livres tanto durante os eventos preparatórios quanto na fase dos pré-congressos. O objetivo destes encontros é tornar todo o processo de construção mais democrático e acessível. Para saber mais leia o regulamento.

As propostas de atividades devem ser encaminhadas até o dia 15 de fevereiro, para: diretoria@crp03.org.br.

Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as propostas do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nessa instância são eleitos os delegados para o Congresso Regional;

Congresso Regional (Corep): composto por delegados eleitos nos Pré-Congressos. É realizado em cada Conselho Regional. Nos Coreps são apreciadas as propostas vindas dos Pré-Congressos e eleitos os delegados ao Congresso Nacional. De acordo com o Regimento Eleitoral, a data da inscrição das chapas que concorrerão ao CRP será até o último dia do COREP.

Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre diretrizes para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia. Participam os delegados nacionais, eleitos nos Coreps. O Congresso Nacional será de 16 a 19 de junho, em Brasília – DF.

De acordo com o Regimento Eleitoral, a data da inscrição das chapas que concorrerão ao CFP será até o último dia do CNP.

Encaminhamento de propostas

Fez as propostas? Entregue o documento pessoalmente no CRP-03 ou envie através do formulário eletrônico que será disponibilizado no site do Conselho. Essas propostas são votadas nos pré-congressos e se forem aprovadas serão encaminhadas para o COREP. Ao final de todas as etapas, as deliberações são compiladas em um documento que norteará a atuação do Sistema Conselhos para os próximos três anos.

Cronograma de atividades

Eventos preparatórios e atividades livres – outubro de 2015 até março de 2016

Pré-congressos:

19/03| Teixeira de Freitas

09/04| Feira de Santana
Horário:8h às 17h
Local:Auditório Módulo VII – Universidade Estadual de Feira de Santana

02/04| Barreiras
Horário:8h às 17h
Local:Universidade Federal do Oeste da Bahia

02/04| Salvador
Horário:8h às 17h
Local:Hotel Vila Velha – Vitória

09/04| Itabuna
Horário: a definir
Local:a definir

09/04| Vitória da Conquista
Horário:8h às 16h20
Local:Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima

09/04| Paulo Afonso
Horário:8h30 às 17h30
Local:Auditório da Justiça Federal

Congresso Regional da Psicologia – 29 de abril, 30 de abril e 1º de maio, em Salvador

Congresso Nacional da Psicologia – 16, 17, 18 e 19 de junho, em Brasília

Breve histórico

O CNP foi realizado pela primeira vez em 1994 não como um Congresso, mas como um processo constituinte, como dizia seu título – “Processo Constituinte: Repensando a Psicologia”. Foi durante sua realização que os participantes – cerca de 150 psicólogos, dos diversos Conselhos Regionais no País – decidiram fazer dele o primeiro CNP. Era preciso repensar, na época, a Psicologia a partir da reestruturação dos Conselhos de Psicologia, em uma perspectiva democrática.

Atualmente, o CNP ocorre a cada três anos e é fruto de amplo processo democrático. Por meio das etapas que ocorrem dentro dos Conselhos Regionais e da etapa nacional do Congresso, que ocorre em Brasília,  todos os profissionais da Psicologia podem contribuir para o projeto coletivo e construção da história da profissão.

Fonte: CFP

Links úteis

REGULAMENTO DO 9° CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA – 9° CNP

FORMULÁRIO PARA ENVIO DE PROPOSTAS

BAIXE NOSSO FOLHETO COM TODO O PROCESSO DO CONGRESSO

VEJA O NOSSO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO 9º CNP

INSCRIÇÃO PARA O PRÉ-CONGRESSO

CONHEÇA O SITE DO CNP

9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia 9º Congresso Nacional da Psicologia