CRP-03 | 9º Congresso Nacional da Psicologia lança quatro chapas para Eleições do Sistema Conselhos
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  9º Congresso Nacional da Psicologia lança quatro chapas para Eleições do Sistema Conselhos
Blog
Blog

9º Congresso Nacional da Psicologia lança quatro chapas para Eleições do Sistema Conselhos

O 9º Congresso Nacional da Psicologia (CNP) reuniu aproximadamente 270 psicólogas/os, estudantes e convidadas/os de todo o país, no final de semana, em Brasília. O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia.

As atividades do Congresso foram iniciadas com o debate das propostas aprovadas nos dez grupos de trabalho (GTs) e a discussão das 329 proposições vindas dos Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados na etapa anterior.

Durante o CNP, que este ano trouxe como tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, foram debatidos assuntos relacionados às condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos de Psicologia, transparência, criança e adolescente, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia e ampliação do exercício profissional.

Além da votação das propostas, foram apreciadas 49 moções (apoio e de repúdio) e lançada a Articulação Nacional de Psicólogas e Psicólogos LGBT, com vistas a barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil.

No último dia do encontro, a Comissão Eleitoral do 9º CNP apresentou as chapas relativas à consulta nacional para a gestão 2017/2019 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que acontece em agosto deste ano. As quatro chapas anunciadas foram “Cuidar da Profissão”, “Fortalecer a Profissão”, “Psicólogos em Ação” e “Renovação da Psicologia”.

Informações e fotos: Conselho Federal de Psicologia (CFP).