Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52
Autora | EDUEM |
Publicação | 2016 |
Páginas | 258 |
Disponibilidade | Disponível na Biblioteca CRP-03 |
Forma de Aquisição | Doação |
Instituição | EDUEM |
Resumo:
A análise sobre a formação e suas relações com a qualidade do exercício profissional na Psicologia vem cada vez mais ganhando destaque em todo o mundo. Como enfrentar o desafio de formar psicólogos críticos, reflexivos, com consolidada formação filosófica, conhecimento aprofundado de diferentes mediações teóricas e domínio de recursos metodológicos que permitam delimitar as melhores alternativas de ação?
Os trabalhos que compõe essa coletânea podem contribuir de modo efetivo para o aprofundamento desse tema porque constituem-se em expressões concretas do redirecionamento critico do processo de formação dos profissionais da Psicologia. A apresentação de experiências, bem sucedidas, desenvolvidas em estágios em cursos de graduação em Psicologia, supervisionados por professores de universidades públicas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rondônia e São Paulo, evidencia diferentes possibilidades de articulação de atividades de ensino direcionadas a formação de profissionais competentes e eticamente comprometidos com processos de humanização.
A obra, em tela, pode auxiliar professores, alunos e profissionais de Psicologia, oferecendo subsídios teórico-práticos para a condução dos estágios e/ou para a atuação na área da Psicologia Escolar e Educacional. Os autores apresentam, de forma geral, uma concepção de Psicologia e Educação que defende que a função social da escola é a socialização dos conhecimentos, produzidos pela humanidade, e deixam evidente a necessidade de considerar as questões postas no cotidiano da escola produzida a partir de condições histórico-sociais.
Descrição:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Novas Aquisições
A PSICOLOGIA E O TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
A publicação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo CRP-MG, por meio do Crepop e da Comissão de Psicólogas(os) de Saúde, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e busca investigar as especificidades e os desafios de categoria que trabalha na Atenção Básica de Saúde de Minas Gerais.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52LIVRO DA PRIMEIRA CONFERÊNCIA: O TRABALHO DA PSICOLOGIA NA SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
A prática na Socioeducação é um desafio que se coloca cotidianamente à/ao profissional da Psicologia. Esta publicação é o resultado de uma construção coletiva, pensada e organizada por psicólogas/os que estão envolvidos profissionalmente na política da Socioeducaçãoe tem o objetivo de servir como norteador ético-político ao exercício da/o profissional de Psicologia que trabalha na execução das medidas socioeducativas no meio fechado, aberto e em situações de acautelamento provisório.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LEI Nª 13.935/2019, ESSA LUTA TEM HISTÓRIA!
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade a cartilha “Psicologia e serviço social na educação básica: Lei nª 13.935/2019, essa luta tem história!”. Com a aprovação da Lei nº 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.
Publicado em 09 abril de 2019 às 19:52