/home/crp03/domains/crp03.org.br/public_html/wp-content/themes/crp-03-2023/single.php

PLURALISMO, VULNERABILIDADE E DIREITOS HUMANOS

Publicado em 24 abril de 2023 às 18:58

Pluralismo, vulnerabilidade e direitos humanos

Autora

EDUEPB

Publicação

2017

Páginas

460

Disponibilidade

Disponível na Biblioteca CRP-03

Forma de Aquisição

Doação

Instituição

EDUEPB

Resumo:

A diversidade é um dos principais atributos da pessoa humana, uma vez que somos profundamente marcados por características que formam nossa identidade e nos individualizam. Uma das questões essenciais, nesse contexto, é estabelecer mecanismos para assegurar que pessoas tão díspares tenham acesso à cidadania e usufruam dos mesmos direitos em condição de igualdade. Ocorre, todavia, que as pessoas que estão fora dos padrões sociais majoritários tendem a encontrar barreiras que dificultam ou impedem o acesso aos direitos fundamentais em igualdade de condições com os demais indivíduos. Ser “diferente”;, portanto, importa em um alto grau de vulnerabilidade e em vivenciar processo de exclusão social. Com base nessa premissa, faz-se indispensável a adoção de medidas de discriminação positiva, a fim de impedir que tais grupos populacionais socialmente vulneráveis sejam alijados de realizar a própria cidadania. O presente livro contém importantes reflexões sobre pluralismo, diversidade e a realização dos direitos humanos em face dos grupos populacionais socialmente vulneráveis.

Descrição:

Compartilhe este conteúdo nas redes

Mais Novas Aquisições

Código de ética profissional do psicólogo

Documento fundamental para o exercício profissional da Psicologia, o Código de Ética estabelece princípios, responsabilidades e normas que orientam a atuação de psicólogas e psicólogos. A edição especial integra a trajetória de consolidação da profissão e reafirma compromissos éticos com a dignidade humana, os direitos e a qualidade da prática profissional.

Das diversas psicologias das Minas

Reúne textos que refletem sobre diferentes experiências e práticas da Psicologia a partir das perspectivas de gênero, raça e interseccionalidade. Aborda temas como relações raciais, aborto, HIV, maternidade e diversidade de gênero, destacando a pluralidade das experiências das mulheres e suas implicações para a Psicologia.

Psicologia e sociedade: um olhar clínico sobre as demandas históricas, biológicas, sociais e culturais

A publicação aborda a relação entre Psicologia e sociedade a partir de um olhar clínico sobre diferentes demandas que atravessam a vida contemporânea. Discute aspectos históricos, biológicos, sociais e culturais relacionados à atuação psicológica, destacando a complexidade das necessidades e demandas de saúde e os desafios para a prática profissional.

Assine nossa news

Faça o seu cadastro agora e receba o boletim
eletrônico do CRP-03 em seu e-mail.

Acessar o conteúdo