Home > Notícias > Biblioteca do CRP-03 ganha prêmio LILACS

Biblioteca do CRP-03 ganha prêmio LILACS

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A Biblioteca do CRP-03 integra a ReBAP* e é responsável pela indexação do periódico: Psicologia & Sociedade, na base de dados LILACS. A LILACS é o índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe em saúde mais importante e abrangente e desde 1985 está contribuindo para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na região.

Em 2018 a BIREME lançou uma campanha para a Rede LILACS oferecendo gratuidade da taxa de inscrição do 10º Congresso Regional de Informação e Ciências da Saúde – CRICS10, um dos mais importantes eventos internacionais em informação e comunicação científica em saúde, como forma de reconhecimento pela contribuição à base de dados LILACS.

A campanha inclui além da premiação aos membros da Rede que cumpram com os requisitos estabelecidos com a taxa de inscrição, uma certificação de reconhecimento para as instituições (conhecidas como Centros Cooperantes – CC) através da emissão de um certificado pela dedicação e trabalho cooperativo realizado.

Por conta disso, a biblioteca do CRP-03 foi premiada pela realização de 100 indexações de artigos da revista científica Psicologia & Sociedade e a bibliotecária Rosaline Otero participará de 4 a 6 de dezembro, em São Paulo, na sétima edição da Reunião de Coordenação Regional da BVS (BVS7), que terá como tema central o “Fortalecimento das Redes de Colaboração” e tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre modelos de trabalho colaborativo para o desenvolvimento da BVS, e sobre iniciativas alinhadas à democratização do acesso, uso, publicação e visibilidade do conhecimento científico produzido pelos países da América Latina e do Caribe.

A Reunião precede o 10° Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS10), realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), por meio de seu Centro Especializado, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o CRICS10 conta com o apoio de instituições nacionais e latino-americanas e reunirá autoridades, gestores, profissionais e estudantes da saúde, educação, biblioteconomia e outras áreas correlatas para debater a democratização do acesso à informação científica na América Latina.

*A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP) é composta pelas bibliotecas que dão suporte aos cursos de Graduação e/ou Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. Representa o resultado dos esforços do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Serviço de Biblioteca e Documentação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SBD/IPUSP), que entenderam a importância do investimento no acesso à informação como contribuição ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil e convidaram as bibliotecas do país para, através da integração, trabalharem juntas, no sentido de garantir a construção e manutenção de fontes de informação essenciais ao ensino, pesquisa e práticas psicológicas. Assim surge a BVS-PSI, que segue o modelo de cooperação da Rede BVS e as práticas metodológicas instituídas pela BIREME.