Home > Notícias > Clínica no hospital é tema de atividade no CRP-03

Clínica no hospital é tema de atividade no CRP-03

domingo, 11 de outubro de 2015

Aconteceu na noite do dia 05 de outubro mais uma edição do “Ciclo de Debates sobre o lugar da Clínica na contemporaneidade: interfaces, saberes e práticas”. A atividade foi realizada na Sede do CRP-03 e teve como temática a Clínica no hospital. As palestras foram ministradas pelas psicólogas Suzane Bandeira (CRP-03/1878), especialista em Psicologia Hospitalar e Ana Flávia Fattore (CRP-03/IS97), especialista em Psicologia Clínica. A psicóloga Sara Neves Brandão (CRP-03/8572) coordenou os debates.

Suzane Bandeira falou sobre o atendimento psicológico no hospital. A psicóloga trouxe a importância da escuta diferenciada nas situações em que a/o paciente vivencia momentos de crises com determinados diagnósticos. “A Psicologia, nesse momento, entra como uma oferta e é fundamental sustentar essa oferta, e construir a ponte para que o paciente possa confiar, falar e compartilhar”, pontuou Suzane. A palestrante também mencionou outras ações terapêuticas feitas nos hospitais, a exemplo do acolhimento a familiares e o acompanhamento de crianças em visita aos parentes.

A palestrante Ana Flávia Fattore iniciou suas discussões a partir de análises mais conceituais sobre a clínica. A psicóloga, que orienta a sua escuta clínica com base no referencial teórico da psicanálise, levantou questionamentos do como se dá este fazer dentro dos hospitais. Além disso, a convidada apontou as diferenças entre a clínica médica e a clínica da escuta. “A clínica médica sustenta-se pelo olhar e a clínica psicológica é sustentada pela escuta”, explicou.

O próximo evento será dia 19 de novembro, às 19h30, no CRP-03. O tema e as/os palestrantes serão divulgados em breve.