CRP-03 | Clique aqui e veja a mensagem especial para o Dia da/o psicóloga/o
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Clique aqui e veja a mensagem especial para o Dia da/o psicóloga/o

Clique aqui e veja a mensagem especial para o Dia da/o psicóloga/o

Este ano completam 58 anos, que em 27 de agosto de 1962, a Psicologia era regulamentada como formação e profissão no Brasil. A partir de então, a data é comemorada em todo o país como o Dia da Psicóloga e do Psicólogo.

Frente à crise em saúde causada pelo novo coronavírus, ficou cada vez mais evidente como o acolhimento e apoio psicológico são prioritários com ou sem pandemia. A saúde é um direito de todas e todos e é dever do estado. A psicologia, como profissão da saúde, tem lutado pela igualdade de acesso a tal direito. Questões como essas abrem espaços de discussão acerca do fazer da Psicologia, além dos direitos individuais e coletivos, questões cruciais para as relações que a psicóloga e o psicólogo estabelecem com a sociedade, as e os colegas de profissão e as usuárias e os usuários dos seus serviços.

Deste modo, no dia 27 de agosto comemoramos o Dia da psicóloga e do psicólogo. O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) que é responsável por orientar, fiscalizar, disciplinar e regulamentar a prática profissional no estado da Bahia, parabeniza as psicólogas e os psicólogos, profissionais estas e estes que baseiam os seus trabalhos na ética, no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, firmadas/os nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O CRP-03 reconhece a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção da psicóloga e do psicólogo em contextos institucionais, equipes multiprofissionais e diversos campos de atuação. As psicólogas e os psicólogos estão presentes em diversas áreas como: Psicologia Escolar/Educacional; na Psicologia Organizacional e do Trabalho; na Psicologia do Trânsito; na Psicologia Jurídica; na Psicologia do Esporte; na Psicologia Clínica; na Psicologia Hospitalar; na Psicopedagogia; na Psicomotricidade; na Psicologia Social; na Neuropsicologia; e em muitos outros campos plurais do fazer Psi. As demandas atuais, por sua vez, reforçam ainda mais a importância da inserção e da manutenção de psicólogas e psicólogos nesses e em outros dos mais diversos campos. A Psicologia é uma profissão essencial para promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades, de forma integral. Você já imaginou como seria a sociedade sem a nossa profissão?

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia está em constante atuação para que as psicólogas e os psicólogos prestem serviços psicológicos de alta qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional. Este ano, a autarquia realiza a campanha que traz o seguinte tema central: “Pelo exercício ético da profissão: atuação das/os psicólogas/os nos territórios baianos”. A programação até aqui ofertada no Mês Psi do CRP-03 busca proporcionar aos profissionais da Psicologia o aprofundamento em temáticas que são primordiais para a categoria através de orientações e discussões alinhadas aos Direitos Humanos, nos diversos espaços de atuação e que dialoguem com o exercício ético da profissão nos quatro cantos da Bahia.

Essas espaços de atuação nos reforçam o quanto a Psicologia baiana é comprometida eticamente com as práxis diárias em defesa da vida humana, sempre pautando um olhar crítico aos fenômenos sociais e às interseccionalidades de gênero, raça/etnia, classe e sexualidades.
A Psicologia está na clínica, na assistência social, na saúde, na justiça, nos serviços de acolhimento, no enfrentamento a COVID-19.
Estamos na prevenção, no cuidado, na pósvenção e em constante movimento pelas vidas humanas.
Se há vida, há lugar para a Psicologia!

Psicóloga, parabéns pelo seu dia!
Psicólogo, parabéns pelo seu dia!

 

XVI Plenário CRP-03
Gestão Psicologias em Movimento (2019-2022)