Home > Notícias > COF promove oficina sobre exercício profissional da/o psicóloga/o

COF promove oficina sobre exercício profissional da/o psicóloga/o

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-03 (COF) promoveu a “Oficina técnico-ética sobre o exercício profissional da/o psicóloga/o”, na tarde de ontem (26), em Salvador. O evento contou com a presença de aproximadamente 50 inscritas/os, entre elas/es, profissionais e estudantes de Psicologia. A atividade faz parte da Semana PSI 2015 e foi coordenada pelas/os psicólogas/os orientadoras/es fiscais do Conselho, Helena Miranda (CRP-03/5055) e Rogério Greenhalgh (CRP-03/2012).

As/os fiscais apresentaram as funções e atribuições da Comissão e também frisaram o papel da COF no recebimento de denúncias contra psicólogas/os. Durante a atividade as/os participantes foram divididos em grupos para discutir alguns casos fictícios com hipótese de infração ao Código de Ética Profissional. “Esses casos foram elaborados por nós a partir das denúncias que recebemos. Também levamos em conta as maiores dúvidas que as/os profissionais têm e as falhas que elas/es cometem”, explicou Helena Miranda. Os grupos tiveram a oportunidade de apresentar os casos com as suas considerações e tirar dúvidas a respeito do exercício profissional com a Comissão.

Para a psicóloga Dafne Soares, as discussões foram bastante produtivas: “A Oficina foi esclarecedora tanto para a minha atuação como psicóloga quanto como docente. Percebo muitas dúvidas em relação à atuação da/o psicóloga/o e também o desconhecimento desses profissionais acerca das resoluções do Conselho Federal de Psicologia”, falou.
A estudante Daniele Costa pontuou a falta de debates, na graduação, sobre algumas temáticas trabalhadas na oficina. “No período do curso muitos desses assuntos tratados aqui não são abordados. Foi enriquecedor estar em contato com outras/os estudantes e trabalhar esses temas em forma de oficina”, finalizou.

Ainda dá tempo de participar das atividades! Hoje, no Dia da/o Psicóloga/o, teremos programações em Salvador, Barreiras, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Venha comemorar essa data tão importante para a profissão!