Home > Notícias > Comissão de Orientação e Fiscalização participa de PNASH 2015

Comissão de Orientação e Fiscalização participa de PNASH 2015

terça-feira, 10 de novembro de 2015

O CRP-03, através da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) participou do processo PNASH 2015 de reavaliação do Hospital Especializado Mario Leal, em Salvador. A instituição teve pontuação inferior a 61%, porcentagem mínima exigida na portaria ministerial referente ao Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares, nos anos de 2012/2013. A vistoria do Programa do Ministério da Saúde/ SESAB aconteceu no final do mês de outubro com representantes do Conselho Regional de Medicina; Enfermagem; e outras entidades como Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de Saúde Mental (Amea).

O grupo realizou uma inspeção nas instalações físicas e nos documentos gerais do Hospital, a fim de verificar o cumprimento das mudanças necessárias apontadas pelo Ministério da Saúde na última avaliação. Durante a vistoria, a equipe entrevistou os internos e os pacientes atendidos no ambulatório. O psicólogo orientador fiscal do CRP-03, Rogério Greenhalgh, também inspecionou as instalações do Serviço de Psicologia da instituição, com base nos instrumentos de regulação profissional como o Código de Ética e resoluções.

Para o psicólogo, a presença do Conselho de Psicologia na atividade foi essencial para assegurar o olhar técnico-ético especializado como também no apontamento dos procedimentos necessários para a melhoria do serviço. “A participação em ações como esta, fortalece o papel do Conselho como órgão de orientação, fiscalização do exercício profissional e na garantia dos Direitos Humanos dos usuários”, enfatizou Rogério.

Os resultados da re-vistoria do PNASH 2015 serão encaminhados para o Ministério da Saúde e a partir do conjunto de informações e conclusões será emitida uma nova nota de qualificação da instituição.