CRP-03 | Comissão de Políticas Públicas participa de ações estratégicas em novembro
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Comissão de Políticas Públicas participa de ações estratégicas em novembro
Blog
Blog

Comissão de Políticas Públicas participa de ações estratégicas em novembro

Um dos objetivos era promover articulações e parcerias em diversos espaços

O mês de novembro representou bastante trabalho para a Comissão de Políticas Públicas (CPP) do CRP-03. As/os Conselheiras/os responsáveis pela CPP participaram de espaços estratégicos para promover articulações e parcerias com movimentos importantes para a Psicologia.

O lançamento da Frente Estadual de Defesa do SUAS e da Seguridade Social contou com a presença da Conselheira Glória Pimentel, Coordenadora da Comissão de Ética e membro da Comissão de Políticas Públicas. A Frente reúne entidades e pessoas preocupadas em assegurar às/aos usuárias/os do Sistema Brasileiro de Seguridade Social o direito à saúde, à previdência e assistência social.

O evento foi marcado pelas discussões em torno das possibilidades de articulação e mobilização da sociedade para o enfrentamento ao desmonte das políticas sociais no país. Ao final da atividade foi discutido o plano de Lutas SUAS e da Seguridade Social, além de ter sido aprovado o Manifesto da Frente Estadual, disponível aqui.

Outra ação importante foi a realização da reunião ampliada do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS, que aconteceu na sede do CRP-03 no dia 25 de novembro. O objetivo do encontro foi a construção de indicativos para o planejamento conjunto das ações dos Fóruns e a discussão do contexto da política no município e/ou região. Durante a reunião, a professora Drª Josimara Delgado (Serviço Social – UFBA) palestrou sobre as perspectivas para a política de Assistência Social frente a atual conjuntura.

A CPP também foi representada no Seminário de Educação Permanente – CAPACITASUAS, realizado em Salvador, pela Conselheira Monaliza Cirino, membro da Comissão. A atividade, realizada nos dias 21 e 22 de novembro, foi destinada para a promoção do programa CAPACITASUAS e para destacar as ações de educação permanente e formação continuada dos trabalhadores do SUAS, com vistas a qualificar a oferta de serviços, projetos e benefícios socioassistenciais.

Ainda como atividade do Novembro Negro, o Sindicato das/os Psicólogas/os da Bahia (SinPsi) promoveu um seminário no dia 19 do mesmo mês no auditório CRP-03. O Coordenador da CPP e representante do SinPsi no Conselho, Mailson Pereira e Glória Pimentel participaram do evento que abordou temas como racismo institucional, conjuntura política e mulheres.

Todas as atividades realizadas no CRP-03 estão disponíveis no Canal do You Tube: crp03videos

Imagem: página do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS da Bahia