Home > Notícias > Comissões do CRP-03 participam do Encontro Nacional de COEs e COFs

Comissões do CRP-03 participam do Encontro Nacional de COEs e COFs

quinta-feira, 19 de julho de 2018

CRP-03 foi especialmente convidado por ser um dos pioneiros na Câmara de Mediação

Entre 16 e 18 de julho aconteceu o Encontro Nacional COE-COF 2018, na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília. A atividade reuniu participantes de todo o Sistema Conselhos de Psicologia para discutir sobre Ética, Orientação e Fiscalização. Uma das principais propostas foi atualizar e elaborar procedimentos comuns, a fim de construir entendimentos para possíveis lacunas do Código de Processamento Disciplinar (CPD). A Comissão de Ética (COE) e Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-03 estão sob a representação das/os conselheiras/os Iara Martins, Renan Rocha, da advogada autárquica, Lilian Dantas e das psicólogas orientadoras fiscais, Helena Miranda e Taís Britto.  

Por ser um dos pioneiros na ação, o CRP-03 foi especialmente convidado para apresentar a experiência da autarquia a respeito da Câmara de Mediação. A Câmara é uma das estratégias da COE na condução de alguns dos processos éticos, que produz interessantes resultados tanto para a sociedade quanto para a categoria. “A Mediação representa a possibilidade de restaurar laços e reestabelecer a paz, resgatando vínculos e produzindo a Justiça Restaurativa em sua forma mais afetiva. Certamente, em muito pode beneficiar o Sistema Conselhos de Psicologia do Brasil, como temos visto fartamente na experiência baiana que temos vivenciado”, pontuou  Renan Rocha, conselheiro responsável pela COE.

Durante a atividade, temas importantes do atual cenário foram debatidos, como Mediação, Implantação da SEI e a relação com os Processos Éticos, Inspeções Nacionais em Direitos Humanos, Avaliação Psicológica, entre outros. O evento foi gravado e os vídeos podem ser assistidos pelo canal do CFP, no Youtube.