/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Conselho alerta para atuação das/os psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos originários

Conselho alerta para atuação das/os psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos originários

Frente à série de violações de direitos humanos fundamentais, cometidas contra povos originários há mais de 500 anos no Brasil – e que foram evidenciadas pela pandemia de COVID-19  – a data oportuna para lembrar da necessidade da atuação de todas/os para o urgente enfrentamento ao genocídio dos povos indígenas. 

Neste sentido, precisamos falar sobre atenção à saúde indígena, considerando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política, como consta na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 

Para tanto, é fundamental reconhecer que “o racismo produz um sofrimento específico, histórico e coletivo que, no Brasil, é vivido principalmente por negras/os e indígenas”, conforme consta no documento Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da/o Psicóloga/o, elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Este e outros documentos disponíveis também oferecem referências para o trabalho da/o psicóloga/o em políticas públicas com atenção devida às relações raciais. 

CAMPANHA PELO BEM VIVER

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) reafirma seu compromisso ético-político na garantia de direitos humanos. Assim, durante o mês de abril, realiza a Campanha Psicólogas/os em movimento pelo bem viver dos povos indígenas. A proposta da iniciativa é pautar e discutir as perspectivas éticas e políticas acerca da atuação das/os psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos originários.

Dentro da campanha, hoje (19/04), às 19h, ocorre a LIVE Saúde integral e interculturalidade no bem-viver dos povos indígenas. Link de inscrição: https://doity.com.br/saude-integral-e-interculturalidade-no-bem-viver-dos-povos-indigenas/inscricao

No dia 26/04/2021 (segunda-feira), às 19h, o CRP-03 realiza a LIVE Saúde mental e Direitos Humanos das populações indígenas. Link de inscrição: https://doity.com.br/saude-mental-e-direitos-humanos-das-populacoes-indigenas/inscricao

Ressalta-se que o Conselho tem atuado para orientar psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos originários, discutindo temáticas sobre relações raciais, saúde mental e repercussões do racismo.

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link.

Baixe o arquivo aqui.

Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.