Home > Notícias > Conselho Itinerante chega em Itabuna e Ilhéus

Conselho Itinerante chega em Itabuna e Ilhéus

quinta-feira, 16 de Abril de 2015
O CRP-03 levou o projeto “Conselho Itinerante” para as cidades de Ilhéus e Itabuna entre os dias 09 e 11 de abril de 2015. Aproximadamente 120 psicólogas/os e estudantes de Psicologia, de cidades como Almadina, Coaraci, Camacan, Guararema, Itororo, Ilhéus e Itabuna participaram das atividades promovidas pelo CR baiano na região.
As/os Conselheiras/os Emmila Carvalho (Comissão de Interiorização), Eurisa Maria (Comissão de Ética), Rogério Abílio (Tesoureiro), Marta Campos (Comissão de Comunicação) e Denise Viana (CREPOP) marcaram presença representando o XIV Plenário, além da psicóloga orientadora fiscal do Conselho, Helena Miranda (CRP-03/5055) e a representante da Subsede Santa Cruz, Marina Oliveira. No primeiro dia de programação foram realizadas visitas às instituições de Psicologia e uma palestra para coordenadoras/es de cursos de Psicologia, docentes e estudantes com informações sobre o Conselho, estágios, clínicas-escola de Psicologia das Faculdades, discussão de normativas da profissão (leis e resoluções) e Código de Ética. No segundo dia de evento aconteceu a Oficina “Prática profissional e o Código de Ética da/o psicóloga/o” onde foram discutidos casos éticos a partir da construção de casos fictícios que passam pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e são encaminhados para a Comissão de Ética (COE) com hipóteses de infração ao Código de Ética Profissional. Outras duas palestras foram organizadas; a primeira apresentou as especificidades do CRP-03 e do Sistema Conselhos de Psicologia. Já no segundo momento, foi criado um espaço de reflexão sobre a importância de uma Psicologia pautada no compromisso social e a participação da/o profissional dentro das políticas públicas. A Plenária Ordinária aconteceu no último dia de atividades, em Itabuna, com as/os Conselheiras/os da gestão atual.
As pautas da Comissão de Interiorização (COMINTER) buscaram qualificar o trabalho da Comissão, tentando dentre outras coisas, prover estrutura físico-material para as Subsedes; investir na capacitação dos membros das Comissões Gestoras (CGs), com aprovação da Plenária e prevista para junho de 2015; promover eventos de orientação nas Subsedes, tal como o projeto de oficinas temáticas apresentado pela Subsede oeste e aprovado na Plenária. Além disso, foi referendado o nome da psicóloga Gisela Fontes, como suplente da Comissão Gestora da Subsede Santa Cruz.
O “Conselho Itinerante” faz parte de uma série de ações que devem ser desenvolvidas no interior do estado cumprindo as deliberações do VIII Congresso Nacional da Psicologia e do Planejamento Estratégico da autarquia construído com psicólogas/os de diferentes regiões da Bahia.