Publicado em 19 fevereiro de 2020 às 17:51
Na última sexta-feira (14), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03), por meio da Coordenação da Comissão de Direitos Humanos (CDH), participou do lançamento do Kit Cartilha de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas. O evento foi realizado na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Salvador.
A iniciativa teve como objetivo apresentar síntese da publicação, fruto da cooperação técnica entre Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A produção traz o reconhecimento da magnitude e do impacto dos agravos de saúde mental sobre as populações indígenas brasileiras, que interferem drasticamente no bem viver e na organização social destes povos.
“Está entre as prioridades da nossa gestão pautar e discutir as perspectivas éticas e políticas acerca da atuação das psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos indígenas. Neste sentido, consideramos importante a autarquia estar presente em ações como estas”, destacou o psicólogo Washington Luan G. de Oliveira (CRP03/18055), coordenador da CDH.

Entre os pontos discutidos no evento estão a importância do Agente de Saúde Indígena e a necessidade de estar atenta/o à cultura, interculturalidade e contemporaneidade. Além disso, foram apresentados dados do DSEI Bahia que abrange todo o estado. São 33.088 indígenas, 19 etnias distribuídas em 135 aldeias e possui nove polos distribuídos em em Euclides da Cunha, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Juazeiro, Pau Brasil, Paulo Afonso, Porto Seguro e Ribeira do Pombal.
A composição do Kit cartilhas é feita por temáticas de: (1) Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas; (2) Manual de Investigação / Notificação de Violência em Povos Indígenas; (3) Estratégias de Prevenção do Suicídio em Povos Indígenas; (4) Manual de Investigação/Notificação de Tentativas de Óbitos por Suicídio em Povos Indígenas; (5) Manual de vigilância de Uso de Medicamentos Psicotrópicos em Povos Indígenas.
ACESSE:
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
CRP-03 destaca o Dia da Consciência Negra
A Psicologia deve estar fundamentada em práticas antirracistas. É com essa afirmação que o Conselho Regional de Psicologia da Bahia […]
Publicado em 19 fevereiro de 2020 às 17:51Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 19 fevereiro de 2020 às 17:51CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 19 fevereiro de 2020 às 17:51