CRP-03 | Conselho participa de evento sobre atenção psicossocial aos povos indígenas
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  Conselho participa de evento sobre atenção psicossocial aos povos indígenas

Conselho participa de evento sobre atenção psicossocial aos povos indígenas

Na última sexta-feira (14), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03), por meio da Coordenação da Comissão de Direitos Humanos (CDH), participou do lançamento do Kit Cartilha de Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas. O evento foi realizado na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), em Salvador. 

A iniciativa teve como objetivo apresentar síntese da publicação, fruto da cooperação técnica entre Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A produção  traz o reconhecimento da magnitude e do impacto dos agravos de saúde mental sobre as populações indígenas brasileiras, que interferem drasticamente no bem viver e na organização social destes povos.

“Está entre as prioridades da nossa gestão pautar e discutir as perspectivas éticas e políticas acerca da atuação das psicólogas/os no que diz respeito à atenção psicossocial aos povos indígenas. Neste sentido, consideramos importante a autarquia estar presente em ações como estas”, destacou o psicólogo  Washington Luan G. de Oliveira (CRP03/18055), coordenador da CDH.

Entre os pontos discutidos no evento estão a importância do Agente de Saúde Indígena e a necessidade de estar atenta/o à cultura, interculturalidade e contemporaneidade. Além disso, foram apresentados dados do DSEI Bahia que abrange todo o estado. São 33.088 indígenas, 19 etnias distribuídas em 135 aldeias e possui nove polos distribuídos em em Euclides da Cunha, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Juazeiro, Pau Brasil, Paulo Afonso, Porto Seguro e Ribeira do Pombal. 

A composição do Kit cartilhas é feita por temáticas de: (1) Atenção Psicossocial aos Povos Indígenas; (2) Manual de Investigação / Notificação de Violência em Povos Indígenas; (3) Estratégias de Prevenção do Suicídio em Povos Indígenas; (4) Manual de Investigação/Notificação de Tentativas de Óbitos por Suicídio em Povos Indígenas; (5) Manual de vigilância de Uso de Medicamentos Psicotrópicos em Povos Indígenas.

ACESSE:

 
 
Manual sobre vigilância das tentativas e óbitos por suicídio : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Manual_Investigacao_Tentativas_Povos_Indigenas.pdf 
 
Manual sobre monitoramento do uso prejudicial de álcool: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Manual_Uso_Prejudicial_Alcool_Povos.pdf
 
Manual sobre vigilância do uso de medicamentos psicotrópicos: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Manual_Vigilancia_Medicamentos_Psicotropicos_Povos.pdf  
 
Estratégias de cuidado para prevenção do suicídio: