Home > Notícias > Conselho promove Seminário de Relações Raciais no último dia da II Mostra

Conselho promove Seminário de Relações Raciais no último dia da II Mostra

sábado, 20 de outubro de 2018

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) promoveu ontem (19), o Seminário de Relações Raciais, durante a II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista. O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais do CRP-03 (GTPRR), aconteceu durante os períodos da manhã e da tarde.

“A gente tem o compromisso ético, político, metodológico e moral de racializar e gendrar a nossa Psicologia”. Foi assim que a conselheira presidenta da autarquia, Alessandra Almeida, deu início ao Seminário. Segundo a psicóloga, a sociedade precisa de uma Psicologia radicalmente comprometida com as pessoas humanas, longe da neutralidade imposta nas universidades que fala de um sujeito homem, branco, aristocrático e cristão. “Sabemos que na ponta e olhando para os nossos lados, essa humanidade não existe”, pontuou Alessandra.

A conselheira Monaliza Cirino destacou a importância de um evento com esta temática na cidade de Vitória da Conquista: “A história da nossa cidade carrega uma marca de que a diferença racial é entendida de uma forma discriminatória e cheia de preconceitos”. A fala de Monaliza se referiu ao genocídio dos povos indígenas no município, no século XVIII. Laura Augusta, coordenadora do GTPRR e Adelmo Filho, estudante de Psicologia também participaram da mesa. Durante o seminário, as/os convidadas/os trouxeram para o debate temas como racismo, territorialidade de povos e comunidades tradicionais, gênero, a importância de discutir relações raciais na Bahia, entre outros assuntos.

As exibições de pôsteres e apresentações de trabalhos seguiram durante todo o dia. Nas salas, as discussões giraram em torno de pautas como educação,  trabalho, mobilidade humana e trânsito, rede de atenção psicossocial, justiça e relações raciais. Além disso, participantes realizaram intervenções artísticas dentro da Universidade.

Psicologia e Intersetorialidade

Articulação em rede nas políticas foi um dos temas principais da primeira mesa institucional do dia. Kueyla Bittencourt, Leísa Sousa e Rosângela Francischini foram as convidadas do turno da manhã com a tarefa de falar, para o público, sobre Psicologia e intersetorialidade. Roque Luiz Argolo Souza e Carmem Virgínia Moraes da Silva fizeram parte da mesa de encerramento do evento. Durante a atividade, as/os convidados puderam fazer um apanhado do evento, desde a sua 1ª edição que aconteceu no ano de 2016, na cidade de Salvador.