Home > Notícias > Conselho promove Simpósio sobre Psicologia e Relações Raciais

Conselho promove Simpósio sobre Psicologia e Relações Raciais

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o CRP-03 realizou ontem (19), em Salvador, o I Simpósio Psicologia e Relações Raciais: por fazeres e saberes antirracistas. As/os participantes puderam discutir sobre discriminação, preconceito e racismo. Além disso, outros assuntos como saúde, violência, sexismo, gênero e o papel da Psicologia no contexto das relações raciais. A atividade foi promovida pelo Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais, em parceria com o Grupo de Trabalho de Psicologia Clínica.

O evento contou a apresentação de cinco convidadas/os. As/os psicóloga/os Anni Carneiro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM UFBA), Diogo Sousa do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e Carlos Vinícius (USP) fizeram parte da Mesa Enlaces entre saúde e relações raciais. Marília Soares, mestra em Estudos Étnicos Africanos e Rosenir Alcântara (PUC/RJ) foram as palestrantes da mesa Clínicas e relações raciais.

Durante as palestras, diversos assuntos foram pautados, como a vulnerabilidade das mulheres negras, incidência de violência contra esse grupo e o papel da/o psicóloga/o diante do contexto social, político e econômico, atravessado pelas desigualdades. A saúde do homem trans negro e as marcações de opressão presentes no transito das identidades destas pessoas também foram temas discutidos. Outro ponto de debate foi o enfrentamento de pessoas negras com deficiência e os impactos desses estigmas na saúde das mesmas. No segundo momento do encontro, as/os participantes puderam refletir sobre a Clínica psicanalítica e relações raciais. Além disso, foi apresentado um estudo sobre as relações raciais no ambiente escolar, a partir da compreensão do racismo, por crianças de uma escola particular de Salvador.

Para a psicóloga Jéssica Fernandes o encontro foi além das expectativas. A profissional participou pela primeira vez de uma atividade organizada pelo CRP-03: “O evento me possibilitou entender muitas questões a respeito das relações raciais. Este foi um tema que não foi abordado em nenhuma fase da minha graduação e é importante me atualizar do que acontece nesse contexto”, disse.

As reuniões do GT de Relações Raciais acontecem quinzenalmente no CRP-03. A divulgação das datas e horários é feita através da Fanpage e do site do Conselho.