CRP-03 | Corep resulta em deliberações para o CRP-03 e propostas para o CNP
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  Corep resulta em deliberações para o CRP-03 e propostas para o CNP
Blog
Blog

Corep resulta em deliberações para o CRP-03 e propostas para o CNP

Profissionais e estudantes, vindas/os de diversas regiões do estado da Bahia, participaram de mais um processo democrático dentro do Sistema Conselhos de Psicologia. Ao todo, 92 delegadas/os e 14 estudantes eleitas/os estavam presentes no Congresso Regional da Psicologia (Corep), nos dias 6 e 7 de abril, no Grande Hotel da Barra, em Salvador. Esta é a última etapa antes do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), marcado pra acontecer entre 30 de maio e 02 de junho, em Brasília-DF.

Representantes da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS (FETSUAS), do Sindicato das/os Psicólogas/os da Bahia (Sinpsi-BA) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) também estavam no evento.

Durante a abertura, a conselheira presidenta, Alessandra Almeida destacou a importância do Corep e de outros espaços de construção democrática. A psicóloga falou a respeito da emoção de participar do Congresso, principalmente, por conta da conjuntura atual do Brasil. “Estamos em uma conjuntura complicada, na qual, os processos democráticos estão ameaçados seriamente. Evidentemente que isso se configura em um panorama geral, mas também está muito próximo da Psicologia”, pontuou Alessandra.

Na ocasião, a conselheira Darlane Andrade convidou a categoria a consultar o novo site do CRP-03 e acessar a nova revista publicada e que traz um balanço geral das ações da gestão.

A atividade foi marcada por debates e discussões para a apreciação, sistematização e aprovação das propostas que serão deliberações para o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03). Além disso, também foram elaboradas propostas a nível nacional que serão encaminhadas ao 10º CNP. Isso significa que, nos próximos três anos de gestão, as ações do CRP-03 e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) devem ser pautadas respeitando o que foi definido no Corep e CNP. Para o conselheiro vice-presidente e membro da comissão organizadora do evento, Eric Gamaliel, o Corep é fruto de tudo que foi construído, desde o ano passado, com a realização dos eventos preparatórios. “Os oito pré-congressos promovidos trouxeram um quantitativo médio de 260 propostas e elegeram as/os delegadas/os que estão aqui se reunindo com o propósito de produzir propostas no âmbito regional e nacional”, informou Eric.

Muitas/os delegadas/os estavam presentes pela primeira vez no Congresso, a exemplo da psicóloga Catiana Nogueira. A profissional que reside e atua no interior do estado fez um balanço positivo do evento: “Está sendo uma experiência muito boa poder construir de uma forma tão democrática, as propostas que vão servir para guiar a gestão do próximo grupo que assumir o Plenário do CRP-03. Minha expectativa também é que possamos levar propostas relevantes para toda categoria ao CNP e que elas sejam aprovadas”, disse.

Com direito à voz, as/os estudantes tiveram papel fundamental no Corep. Thaís Ouais da Faculdade Santíssimo Sacramento, de Alagoinhas explicou que durante o processo foi possível entender o que o Conselho já está fazendo e o que será proposto para os próximos anos. “Fiquei por dentro do que está acontecendo no momento. Acredito que para ser um/uma boa/bom profissional, que exerce sua profissão com excelência, é preciso estar por dentro das políticas e diretrizes passadas pelo Conselho Federal e Regional”, afirmou a estudante.

Delegadas/os e inscrições de chapas

O Corep também é espaço de inscribes das chapas que irão disputar a gestão do CRP-03. Até às 17h de domingo (07), prazo final, somente a chapa 12 “Psicologias em Movimento” realizou a inscrição junto à Comissão Eleitoral. No final do evento também foram eleitas/os as/os delegadas/os que irão para o CNP, em Brasília. No total, a delegação baiana terá 24 pessoas, tendo representantes de todas as regiões da Bahia.

Em breve divulgaremos os nomes da/os psicólogas/os representantes da Bahia no CNP.

Acompanhem registros do COREP em nossas mídias.