– Minuta Pesquisa CREPOP –
Serviços Hospitalares de Média e Alta Complexidade – SUS/BA
Em abril de 2010, foi realizada a pesquisa com psicólogas(os) que atuam nos Serviços Hospitalares de Média e Alta Complexidade do SUS-Ba. As informações aqui apresentadas se baseiam: 1) nos dados coletados durante o Georreferenciamento, e teve como recorte as cidades com população igual ou superior a 100 mil habitantes – relativas às Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), o que corresponde a 31 cidades pólos; 2) nos encontros presenciais (Reunião Específica e Grupo Fechado) [1] ocorridos em Salvador/BA, com psicólogas(os) representantes de 06 instituições. A seguir o quadro geral com número de participantes em cada encontro:
Encontro Presencial | Bahia |
Reunião Específica | 06 |
Grupo Fechado | 06 |
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De acordo com o Plano Estadual de Saúde (2007 – 2010), no estado da Bahia, há um predomínio de estabelecimentos de atenção primária à saúde e de unidades com internação hospitalar de pequeno porte. Constatou-se distribuição irregular de serviços nos grandes centros urbanos e vazios assistenciais em grande parte do território baiano, especialmente em relação aos serviços de média e alta complexidade.
Segundo o Plano Diretor de Regionalização (PDR), o estado foi subdividido em 9 macrorregiões de saúde, considerando-se a contigüidade territorial, perfil sócio-demográfico e epidemiológico da população. As macrorregiões de saúde são subdivididas em 28 microrregiões, organizadas em 31 DIRES.
A partir da análise dos dados disponíveis no DATASUS [2], percebe-se uma concentração das unidades hospitalares nas macrorregiões Leste (que inclui a capital Salvador e Região Metropolitana), Centro-Leste, Sudoeste e Sul, os quais agregam grandes centros urbanos da Bahia.
Dos 95 hospitais georreferenciados nas DIRES, foram contatados 68, dentre os quais, 38 serviços têm ao menos uma(um) profissional de psicologia atuando.
A seguir serão apresentados alguns pontos discutidos durante a etapa qualitativa da pesquisa com as(os) psicólogas(os) que atuam nos Serviços Hospitalares de Média e Alta Complexidade do SUS-Ba.
a) Rede de Referência
As(os) psicólogas(os) presentes pontuaram os seguintes aspectos:
b) Dificuldades dos serviços/ Condições de Trabalho:
Dentre as limitações do campo de trabalho relatadas pelas(os) participantes:
Limitações Materiais:
Recursos Humanos /Organizacional:
Outros:
c) Atividades Específicas/Tecnologias de Intervenção/ Recurso Técnicos:
De acordo com as(os) profissionais presentes, são atividades da(o) psicóloga(o), caracterizadas como “previstas nos procedimentos do SUS” e que são “documentadas na instituição” tais como:
Atividades da(o) psicóloga(o), caracterizadas como “não especificadas no SUS” e que não são “documentadas na instituição”, tais como:
Para desenvolver suas atividades, as(os) psicólogas(os) fazem uso dos seguintes recursos técnicos:
Todas(os) concordaram que há autonomia em relação ao desenvolvimento das suas práticas enquanto psicólogas(os), pois não há interferência da instituição e de outras(os) profissionais. Isto ocorre, às vezes, apenas na relação com a coordenação/chefe do serviço de psicologia do hospital. Algumas(ns) participantes informaram que nas enfermarias só atuam com a autorização/solicitação da(o) médica(o). Por outro lado, há maior autonomia nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e na realização de atividades em grupos.
Algumas(ns) das(os) participantes relataram que, diante da falta de comunicação entre os(as) diversos(as) profissionais na instituição e pouco encaminhamento para o serviço de psicologia, elas(es) próprias(os) faziam a triagem nos leitos.
d) Teorias e Conceitos:
As teorias e conceitos utilizados pelas(os) participantes da pesquisa para atuação nos Serviços Hospitalares de Média e Alta Complexidade do SUS-Ba:
e) Potencialidades e possibilidades do campo de trabalho:
As(os) participantes acreditam que a psicologia promove mudança nas relações e nas práticas das(os) profissionais, ao dar foco ao lado subjetivo da(o) usuária(o) no processo saúde-doença e ao ter um olhar diferenciado para suas demandas. Ademais, notam que outros(as) profissionais tornaram-se mais sensíveis a esses aspectos na sua relação com o(a) paciente após a entrada da(o) psicóloga(o). Assim, a psicologia contribui para a humanização do atendimento, para facilitar a comunicação entre a própria equipe, entre esta e as(os) familiares/usuárias(os). Por fim, as(os) psicólogas(os) ao fazer a escuta qualificada da equipe, de modo a prevenir e mediar conflitos, estimulam o auto-conhecimento e a resolução de problemas pessoais que podem interferir no contato com a(o) usuária(o).
f) Considerações Finais
Equipe CREPOP03 – BA/SE
Centro de Referência Técnica em Psicologia
e Políticas Públicas – CRP- 03
[1] O Georreferenciamento consiste na localização das(os) profissionais de psicologia na política pública em questão. O encontro presencial foi dia 17 de abril de 2010, neste encontro realizaram-se dois momentos com objetivos metodológicos distintos: a) Reunião Específica na qual investigamos o Campo da Prática; b) Grupo Fechado, onde discutimos o Núcleo da Prática.
[2] Departamento de Informática do SUS, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Sistema oficial de informação em saúde do Ministério da Saúde (www.datasus.gov.br).