/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 apoia nota do CRP 10 sobre autonomia universitária da UFPA e nomeação do reitor Emmanuel Tourinho

CRP-03 apoia nota do CRP 10 sobre autonomia universitária da UFPA e nomeação do reitor Emmanuel Tourinho

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) registra apoio à nota publicada, hoje (09/10), pelo Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP (CRP 10). Na nota, o CRP 10 se posiciona em defesa da autonomia universitária da comunidade docente, técnicos e discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, apoia nomeação do professor Emmanuel Zagury Tourinho.

Confira a nota Conselho Regional de Psicologia 10ª Região PA/AP

Nota: Em respeito à autonomia universitária da comunidade docente, técnicos e discentes da UFPA e APOIO À NOMEAÇÃO DO REITOR EMMANUEL TOURINHO

Nos dias 29 e 30 de junho de 2020, ocorreu a consulta pública à comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) para definição do novo reitor da instituição, conforme a legislação vigente e a prática democrática. A consulta revelou que 92,7% dos votos apoiam a recondução dos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva aos cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente. O Conselho Superior Universitário (CONSUN) da UFPA, também seguindo a legislação vigente, sem vincular sua decisão à consulta pública, elegeu a lista tríplice composta pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho e Gilmar Pereira da Silva (1º lugar, com 84 votos), Zélia Amador de Deus e Edmar Tavares da Costa (2º lugar, com 11 votos) e Doriedson do Socorro Rodrigues e Marcos Monteiro Diniz (3º lugar, com 9 votos), e essa decisão foi encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) para nomeação do reitor pela presidência da República.
Até o momento, o governo federal não nomeou o reitor e essa omissão trará consequências graves para a gestão da UFPA, que terá o atual mandato do vice reitor finalizado em 10 de outubro, ficando a reitoria sem gestor eleito, colocando a instituição em estado de insegurança jurídica e sob a ameaça de intervenção e ataque de sua autonomia, de sua administração e, com isso, de sua própria democracia interna.
O professor Dr. Emmannuel Zagury Tourinho, eleito pela comunidade da UFPA, é psicólogo e contribuiu, ao longo de sua carreira docente, pela defesa da democracia e dos direitos humanos na sua pratica profissional na formação e pesquisa de inúmeras(os) psicólogas(os) que hoje constroem a Psicologia paraense, a Psicologia na região amazônica e a Psicologia brasileira.

#nomeiatourinho