Home > Notícias > CRP-03 convoca categoria para Fórum Social Mundial

CRP-03 convoca categoria para Fórum Social Mundial

segunda-feira, 12 de março de 2018

“A Psicologia e o Compromisso com a Laicidade e o Combate ao Racismo, Sexismo e LGBTfobia na America Latina” é o tema da atividade proposta pelo CRP-03 no Fórum Social Mundial (FSM). A mesa acontecerá no dia 17 de março, das 9h às 12h, na Tenda Milton Santos e Lélia Gonzalez (PAF Ondina Av. Adhemar de Barros, s/n). 

A atividade tem a finalidade de convocar profissionais de Psicologia e áreas afins para discutir o avanço de movimentos conservadores na Psicologia, que diminuem possibilidades de existências, do exercício de cidadania de populações não-brancas, não-cisgeneros e não-heterosexuais, também a liberdade religiosa e de crença, considerando suas repercussões na saúde mental e qualidade de vida destas pessoas.

Segundo as/os palestrantes, o espaço tem o objetivo de visibilizar os diversos impactos estruturantes na promoção de direitos, cuja violação repercute nos altos índices de suicídio, feminicídio, etnocídio e genocídio. Além disso, o encontro pretende articular profissionais e entidades da Psicologia que desenvolvam práticas que assegurem direitos humanos, promoção da igualdade étnica-racial, liberdade religiosa e sexual, de expressão e igualdade de gênero.

Como forma de encaminhamento, as/os participantes também irão produzir um documento orientador para a realização de ações e intervenções, a nível latino-americano, nos campos da educação, saúde, políticas de privação de liberdade, políticas de inserção no mercado de trabalho e mobilidade urbana.


Atividades

13/03, 15h, Campo Grande – Marcha de Abertura “Resistir é Criar, Resistir é Transformar”;

14/03, 13h, Campo Grande – Caminhada das mulheres negras;

14/03, 9h, IFBA/Canela – Tribunal popular para julgamento dos crimes de feminicídio contra as mulheres negras no Brasil;

14/03, 17h, PAF/Ondina – “Dê seu papo: Vidas negras importam”;

15/03, 10h30, Faculdade de Nutrição da Ufba (Canela) Campanha “Encarceramento em Massa não é Justiça”, no FSM;

16/03, 9h, Terreiro de Jesus – Assembleia Mundial das Mulheres;

17/03, 9h às 12h, Tenda Milton Santos e Lélia Gonzalez (PAF Ondina Av. Adhemar de Barros, s/n) –  A Psicologia e o Compromisso com a Laicidade e o Combate ao Racismo, Sexismo e LGBTfobia na America Latina.


Conheça o FSM

O Fórum Social Mundial acontecerá entre os dias 13 e 17 de março, em diversos câmpus da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento conta com seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais, conferências, marchas e atos pela cidade. “Resistir é criar, resistir é transformar” é o tema do FSM este ano. Para saber mais acesse: wsf2018.org/.