/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 destaca Dia Mundial da Conscientização do Autismo

CRP-03 destaca Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu em 2007, que o dia 2 de abril seria criado com o objetivo de chamar atenção da sociedade, para a luta pelos direitos das pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A data é marcada por ações promovidas por instituições ligadas ao tema e também pela iluminação de cor azul em diversos locais de grande visibilidade no mundo como Cristo Redentor, Torre Eiffel, as Pirâmides do Egito, entre outros.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2011, apontou que o Brasil poderia ter mais de 2 milhões de pessoas com TEA, além de considerar que 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, ainda que sem um diagnóstico definido.

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) acredita que é compromisso de toda a sociedade promover a participação das pessoas com autismo em espaços socializadores, garantindo que todas/os tenham seus direitos e liberdades respeitados. 

Estratégia de busca

Para a data, a Biblioteca do CRP-03 compartilha estratégia de busca com resultados no REFNET. Confira o link: https://bvsalud.org/queries/search_strategy/02-de-abril-dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/?l=pt_BR&se=autismo

Baixe o arquivo aqui.

Confira também as dicas de leitura sobre o assunto.