Publicado em 19 março de 2018 às 18:56
Atividade aconteceu no Fórum Social Mundial, com a participação do CFP e Ulapsi
Discutir sobre Psicologia e o compromisso com a laicidade e o combate ao racismo, sexismo e LGBTfobia na America Latina foi a proposta da atividade realizada pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), no Fórum Social Mundial (FSM). O evento aconteceu na manhã do dia 17 de março, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As/os Conselheiras/os Alessandra Almeida, Djean Ribeiro e a psicóloga Edlamar França representaram o CRP-03 na ocasião. O conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, a representante da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), Fernanda Magano e o professor do Instituto federal da Bahia (IFBA), Luís Antônio Costa, também participaram da mesa.
Alessandra Almeida trouxe para o debate uma reflexão sobre o papel da Psicologia em tempos de retrocesso: “Esse espaço é coletivo e eu franquio a palavra para que nós possamos pensar de uma forma ampla, qual o nosso papel na resistência”. Durante as discussões, as/os participantes pontuaram a respeito do trabalho social da/o psicóloga/o, aproximação da Psicologia com movimentos sociais e políticas públicas, intolerância religiosa e laicidade, formação da psicóloga/o, conjuntura atual brasileira, combate ao racismo e machismo, entre outros assuntos trazidos pelo público ouvinte.
Como fruto dos debates, três moções foram produzidas durante o evento: Moção de repúdio às ações da empresa Hidro, lesivas ao meio ambiente e a população local de Barcarena/PA; Moção de apoio ao sistema de cotas raciais; e a Moção de apoio aos estudantes negros que estão ocupando a reitoria da UFRGS. Estes documentos podem ser vistos aqui.
CRP-03 no FSM
Além da atividade proposta pela autarquia, o Conselho teve participação e representação em diversos espaços durante o Fórum Social Mundial, como por exemplo, na Caminhada das mulheres negras, na Assembleia Mundial das Mulheres, no evento “Dê seu papo: Vidas negras importam”, na Homenagem do CFP ao psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira, no II Encontro Mulheres de Axé e Universidade, entre outros eventos.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 19 março de 2018 às 18:56CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 19 março de 2018 às 18:56Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: Informação que Salva Vidas
O dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data faz parte da […]
Publicado em 19 março de 2018 às 18:56