CRP-03 | CRP-03 discute racismo, sexismo e LGBTfobia na América Latina
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 discute racismo, sexismo e LGBTfobia na América Latina

CRP-03 discute racismo, sexismo e LGBTfobia na América Latina

Atividade aconteceu no Fórum Social Mundial, com a participação do CFP e Ulapsi

Discutir sobre Psicologia e o compromisso com a laicidade e o combate ao racismo, sexismo e LGBTfobia na America Latina foi a proposta da atividade realizada pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), no Fórum Social Mundial (FSM). O evento aconteceu na manhã do dia 17 de março, no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As/os Conselheiras/os Alessandra Almeida, Djean Ribeiro e a psicóloga Edlamar França representaram o CRP-03 na ocasião. O conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Pedro Paulo Bicalho, a representante da União Latino-Americana de Enti­dades de Psi­colo­gia (ULAPSI), Fernanda Magano e o professor do Instituto federal da Bahia (IFBA), Luís Antônio Costa, também participaram da mesa.

Alessandra Almeida trouxe para o debate uma reflexão sobre o papel da Psicologia em tempos de retrocesso: “Esse espaço é coletivo e eu franquio a palavra para que nós possamos pensar de uma forma ampla, qual o nosso papel na resistência”. Durante as discussões, as/os participantes pontuaram a respeito do trabalho social da/o psicóloga/o, aproximação da Psicologia com movimentos sociais e políticas públicas, intolerância religiosa e laicidade, formação da psicóloga/o, conjuntura atual brasileira, combate ao racismo e machismo, entre outros assuntos trazidos pelo público ouvinte.

Como fruto dos debates, três moções foram produzidas durante o evento: Moção de repúdio às ações da empresa Hidro, lesivas ao meio ambiente e a população local de Barcarena/PA; Moção de apoio ao sistema de cotas raciais; e a Moção de apoio aos estudantes negros que estão ocupando a reitoria da UFRGS. Estes documentos podem ser vistos aqui.

CRP-03 no FSM

Além da atividade proposta pela autarquia, o Conselho teve participação e representação em diversos espaços durante o Fórum Social Mundial, como por exemplo, na Caminhada das mulheres negras, na Assembleia Mundial das Mulheres, no evento “Dê seu papo: Vidas negras importam”, na Homenagem do CFP ao psicólogo Marcus Vinícius de Oliveira, no II Encontro Mulheres de Axé e Universidade, entre outros eventos.