Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou do Lançamento do Relatório Nacional de Inspeção em Hospitais Psiquiátricos, realizado no no ínicio desse mês, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília. O evento teve o objetivo apresentar a síntese do Relatório Nacional desenvolvido conjuntamente entre, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Trabalho (MPT), e Conselho Federal de Psicologia(CFP).
Representado pela conselheira Comissão de Saúde, Emmila Carvalho, o CRP-03 marcou presença no evento em considerar a importância do debates sobre saúde mental no país. Segundo a psicóloga Emmila Carvalho (CRP a lamentável situação já conhecida pelo Sistema Conselhos de Psicologia foi comprovada. Ela avaliou que é necessário desenvolver estratégias para a ampla publicização do documento e para a continuidade da luta antimanicomial.
Os resultados da inspeção realizada em 40 Hospitais Psiquiátricos são alarmantes e mostram uma série de violação de direitos tais como, manutenção das características asilares, condições precárias de higiene, incluindo acesso restrito à água, má alimentação, proibição de acesso à família, maus tratos, entre outros.
Para ler o relatório na integra clique aqui.
Compartilhe este conteúdo nas redes
Mais Posts
Cuidar, Proteger, Transformar: O papel da/o Conselheira/o Tutelar
O Dia da/o Conselheira/o Tutelar é comemorado em 18 de novembro, no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21CRP-03 informa alteração no horário funcionamento nos dias 20 e 21/11
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia informa que em razão do feriado e ponto facultativo, não haverá expediente na […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: Informação que Salva Vidas
O dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. A data faz parte da […]
Publicado em 17 dezembro de 2019 às 20:21