CRP-03 | CRP-03 lança livro Gênero na Psicologia: Transversalidades
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 lança livro Gênero na Psicologia: Transversalidades

CRP-03 lança livro Gênero na Psicologia: Transversalidades

“Acho que essa será uma luta infinita e as vitórias que conquistamos nos permitem imaginar novas liberdades. Acredito que cada geração vai criar novos significados sobre o que é ser livre”. É com a citação da ativista, professora e filósofa Angela Davis que a Comissão de Mulheres e Relações de Gênero (COMREG) e o Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) abrem o livro Gênero na Psicologia: Transversalidades. A publicação, lançada nesta sexta-feira (17),  reúne textos inéditos que trazem uma gama de assuntos caros para a Psicologia brasileira.  

De acordo com a coordenadora da (COMREG), Vanina Miranda da Cruz (CRP-03/3228), o livro constitui-se como um importante instrumento de estímulo ao debate, à troca de experiências e incentivo à escrita por profissionais que venham desenvolvendo atuações que perpassam pelas categorias gênero, raça, classe, geração dentre outros marcadores sociais. 

“A Comissão de Mulheres e Relações de Gênero, criada em 2019 no XV Plenário do CRP-03, é constituída por cinco grupos de trabalho distribuídos na capital e interior do estado tendo com foco estimular a categoria na aproximação dessas temáticas tão importantes para uma atuação responsável e transformadora. Publicações nesse sentido são instrumentos poderosos que incentivam o debate, a troca de experiências e olhares sobre assuntos cada vez mais necessários, aproximando assim a Psicologia às realidades vivenciadas pelas pessoas e  à constituição de suas subjetividades. Desejamos vida longa a esse movimento de fazer e agir pautados na criatividade, no olhar sensível e na consciência da importância de pautarmos esses temas”, destaca Vanina. 

A psicóloga convidada do CRP-03, Darlane Silva Vieira Andrade (CRP-03/3187), um das responsáveis pela organização da publicação, acrescenta que o livro retrata uma trajetória de pouco mais de uma década de existência do GTRGP, que integrou a comissão de direitos humanos e agora compõe a COMREG, no CRP-03, e que pautou em suas ações a publicação de livros e outros materiais de orientação para a categoria. “Temos orgulho de deixar registrada nesta publicação, um bonito percurso de ações e reflexões teóricas que contribuem para a formação e atuação da psicologia comprometida com o fim das violências de gênero e com as próprias mulheres que fazem a psicologia – maioria da categoria. Assim, o livro traz uma sessão de retratos  de ações relacionadas às temáticas mulheres e relações de gênero nos últimos anos, e temas que não haviam sido tratados nos livros anteriores, tais como: mulheres no esporte; atuação com mulheres em situação de prostituição; sexting e adolescência; intervenção psicológica com pessoas trans; e transexualidade  e religiosidade”, complementa Darlane. 

O livro Gênero na Psicologia: Transversalidades, como enfatiza a coordenadora do GTRGP, Lara Araújo Roseira Cannone (CRP-03/16810), contempla temáticas que provocam a reflexão crítica sobre a representatividade de mulheres na Psicologia. “Desde 2008, o GTRGP  vem construindo uma articulação entre teoria, prática e política. Esse preceito está totalmente alinhado com uma Psicologia ética defendida pelo CRP-03, enquanto ciência e profissão, ao entender que não é possível trabalhar com subjetividades, saúde mental e produções científicas de cunho psicológico sem considerar a teia que envolve o sujeito e relações de poder. Teias essas que perpassam indiscutivelmente as questões de gênero e interseccionalidades”, revela Lara. 

Clique aqui para fazer download do Gênero na Psicologia: Transversalidades. Boa leitura!