Home > Notícias > CRP-03 leva discussão sobre gênero, raça e sexualidade ao ULAPSI

CRP-03 leva discussão sobre gênero, raça e sexualidade ao ULAPSI

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Seminário reuniu representantes de 16 países na cidade de Assunção, no Paraguai

Entre os dias 8 e 9 de junho, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia participou do VII Seminário Internacional da União Latino-Americana de Psicologia, realizado na cidade de Assunção, no Paraguai. O seminário teve como tema “Os desafios da Psicologia na América Latina” e permitiu o encontro de 16 países para a discussão sobre formação da/o psicóloga/o, Psicologia política e de direitos humanos, dentre outros eixos temáticos.

O Conselho baiano levou ao evento a discussão sobre a temática de gênero, raça e sexualidade na Psicologia, através da mesa “Relações de Gênero, Sexualidades e Raça no CRP-03: Colaborações para a Psicologia latino-americana”. O conselheiro presidente, Valter da Mata, a conselheira vice-presidenta, Alessandra Almeida e a conselheira secretária, Darlane Andrade  fizeram parte da mesa com destaque para os desafios que os temas apresentam para a Psicologia.

Também no evento, foi apresentado o livro “Gênero na Psicologia: articulações e discussões”, uma publicação do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia.  Helena Miranda, psicóloga orientadora fiscal do CRP-03, Céu Cavalcanti, psicóloga e pesquisadora, e Darlane Andrade apresentaram os artigos de sua autoria, em uma roda de conversa com autoras.

Darlane Andrade explicou a necessidade da Psicologia voltar sua atenção para essas questões. “Vivemos em um país onde há uma população de maioria negra e onde muita pessoas apresentam comportamentos sexuais e identidades de gênero que fogem à heteronormatividade. Essas pessoas são cotidianamente vítimas de violências, o que interfere na construção da identidade e autoestima, gerando também adoecimento psíquico”, destacou a psicóloga.