Home > Notícias > CRP-03 participa da APAF

CRP-03 participa da APAF

sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2014 foi realizada a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), na Sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília-DF. A assembleia tem objetivo de aprovar o orçamento do CFP e a apreciação de suas contas, a fixação de parâmetros para cobrança de anuidades, acompanhamento e operacionalização das deliberações do Congresso Nacional da Psicologia (CNP), entre outras atribuições.
O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) foi representado pelas/os Conselheiras/os: Clarissa Guedes (presidente), Rogério Abílio (Tesoureiro), Verena Souto (Secretária) e Emmila Di Paula Carvalho (Comissão de Interiorização).
Durante a APAF diversos pontos foram aprovados, dentre eles; a reafirmação da importância do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), defendida em manifesto pelo CRP-03 e outros CRs; o calendário de pesquisas do CREPOP; a Campanha Nacional de Direitos Humanos com o tema “Violência de Estado ontem e hoje: por uma democracia que garanta os Direitos Humanos”; realização de Inspeção Nacional em Direitos Humanos em locais de cumprimento de privativa de liberdade e de medidas de segurança; articulação do CFP com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselho Federal de Medicina (CFM) a fim de esclarecer, para o Judicário, a diferença do papel das/os psicólogas/os que atuam nas políticas de saúde e assistência social; entre outros.
A APAF, instância deliberativa do Sistema Conselhos de Psicologia, foi criada por decisão do II Congresso Nacional de Psicologia (II CNP), no ano de 1996. A assembleia é realizada, de forma ordinária, duas vezes ao ano e composta por até três representantes do CFP e por conselheiras/os de todos os Conselhos Regionais de Psicologia, cujo número de representantes varia de um a três dependendo do número de profissionais inscritas/os no regional.
Reunião de Tesoureiros e Presidentes
A reunião de presidentes e tesoureiros do Sistema Conselhos de Psicologia aconteceu no dia 12 de dezembro de 2014 com a finalidade de apontar os encaminhamentos para a APAF. Participaram do evento o Conselheiro Tesoureiro, Rogério Abílio e a Conselheira Presidente, Clarissa Guedes representando o CR baiano.