Home > Notícias > CRP-03 participa de atividade para recomposição da Rede de Atenção à Síndrome Congênita do Zika Vírus e ao Enfrentamento da Microcefalia no Estado da Bahia

CRP-03 participa de atividade para recomposição da Rede de Atenção à Síndrome Congênita do Zika Vírus e ao Enfrentamento da Microcefalia no Estado da Bahia

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Na manhã da última terça-feira (28), o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) participou de uma reunião para discutir a reconstituição de um Grupo de Trabalho Interinstitucional. O GT tem a proposta de construir ofertas de qualificação para as/os profissionais da Atenção Básica, na atenção ao Desenvolvimento Infantil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade aconteceu na Sede Bahia do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (Crefono-04) e contou com a presença de representantes do próprio Crefono, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (CREFITO-07) e da Diretoria de Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (DGC/SESAB).

O objetivo do grupo é reativar a Rede de Atenção à Síndrome Congênita do Zika Vírus e ao Enfrentamento da Microcefalia no Estado da Bahia, por conta das dificuldades enfrentadas pelas crianças, com quadros de Microcefalia decorrentes do Zika Vírus, no âmbito das diferentes Redes de Atenção à Saúde, com destaque para a Atenção Básica. Além disso, o GT pretende realizar um Curso de Capacitação voltado às/aos profissionais que atuam junto a esta população, a fim de melhor conformar as redes de assistência e suporte; produzir parcerias com as diferentes instâncias de gestão; e avaliar/monitorar as estratégias de cuidado propostas a essas crianças e suas/seus familiares.

Para o conselheiro Renan Rocha, Coordenador da Comissão de Saúde do CRP-03, a reunião foi um marco de aproximação das/os profissionais da Psicologia com essa temática. “É uma oportunidade de contribuir não apenas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com as crianças e familiares usuários destes serviços, mas também de possibilitar à nossa categoria um fortalecimento de sua apropriação frente a uma questão de Saúde Pública que certamente nos convocará a um manejo mais refinado junto a esta população”, pontuou o conselheiro.

A intenção é que outras instituições, a exemplo dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN/BA) e de Serviço Social (CRESS/BA) participem de outros encontros. A próxima reunião ocorrerá no dia 21 de dezembro, às 9h, na sede do CRP-03.