Home > Notícias > CRP-03 participa de audiência sobre cursos EAD em saúde

CRP-03 participa de audiência sobre cursos EAD em saúde

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Encontro reuniu, na Câmara, representantes de Conselhos e outras instituições na manhã de hoje (13)

Diretrizes curriculares, formação, precarização das categorias profissionais e outros assuntos foram discutidos durante a manhã de hoje (13), na Câmara de Vereadores de Salvador. Com o tema “Saúde é presencial!”, a audiência pública teve como um dos objetivos, alertar sobre o impacto do ensino à distância para as/os futuras/os profissionais de saúde e para a sociedade. O evento foi promovido pela Comissão de Saúde da Câmara em parceria com o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) e outros Conselhos da área.

A mesa contou com a presença do conselheiro presidente do CRP-03, Valter da Mata, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Duda Sanches, Fransley Lima, do Conselho Nacional de Saúde, Janaína Costa, do Conselho Regional de Nutricionistas, Maurício Dourado, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e Rosa Soares, representante do Diretório Central de Estudantes da Ufba.

As/os convidadas/os se mostraram bastante preocupadas/os em relação ao número crescente de cursos EAD e à qualidade da/o aluna/o formada/o nessa modalidade. Fransley Lima fez questão de frisar que é difícil preparar a/o estudante no ensino à distância para o cuidado com a/o paciente. “O CNS não é contra o EAD, mas sim a graduação totalmente à distância. Sem nenhuma fase presencial. A falta de contato da/o aluna/o com a/o paciente, durante a formação pode gerar profissionais insensíveis”, afirmou Fransley.

Para o conselheiro Valter da Mata, a situação é bastante difícil e os Conselhos devem se articular e buscar estratégias coletivas: “Temos que abraçar essa causa e problematizar as repercussões sociais. Como professor universitário, eu posso dizer que esses 20% de disciplinas EAD são as piores do curso. Sem contar na precarização dos vínculos de trabalho”, afirmou o psicólogo.

Fórum Sobre o Impacto do EAD na Formação em Saúde

No dia 22 de julho, os Conselhos de saúde promovem o Fórum Sobre o Impacto do EAD na Formação em Saúde. A atividade será das 8h às 12h, na Reitoria da UFBA. O evento é aberto ao público e terá a participação de especialistas na área de política, de educação e jurídica. Compareça!