Home > Notícias > CRP-03 promove campanha pela visibilidade das mulheres negras

CRP-03 promove campanha pela visibilidade das mulheres negras

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Em julho, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) promove a campanha pela visibilidade das mulheres negras, com o tema CRPretas.  Como parte de uma programação especial, o Conselho promoverá atividades em Salvador e Juazeiro, no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Na cidade de Juazeiro, o Grupo de Trabalho de Interiorização da cidade realizará um Cine Debate com exibição do filme “O Dia de Jerusa”. A atividade acontecerá a partir das 14h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), com o objetivo de discutir racismo, direitos sociais e saúde das mulheres negras sertanejas, com profissionais que atuam na Assistência Social e Saúde. De acordo com informações do GT, a atividade foi pensada por conta do alto índice de violência contra a mulher na região e da sua transversalidade com o racismo.

Já em Salvador, O Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) organizará uma Mesa sobre Direitos reprodutivos, a partir das 18h30, no CRP-03. O evento pretende colocar em pauta, o debate sobre a legalização do aborto e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, com recorte de gênero e raça. Além disso, a atividade precede a audiência nacional sobre a legalização do aborto no Brasil que acontecerá no dia 5 de agosto e contará com a representação do Conselho Federal de Psicologia.

Juazeiro

Cine Debate com o filme “O Dia de Jerusa”

Data: 25 de julho

Horário: 14h

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Informações: jonalvagama@gmail.com

Salvador

Mesa sobre Direitos reprodutivos

Data: 25 de julho

Horário: 18h30

Local: CRP-03

Informações: gtrgp@crp03.org.br

Mesa sobre Direitos reprodutivos

Convidadas:

Laura Augusta – Psicóloga clínica, Mestranda pelo PPGNEIM/UFBA, coordenadora da rede Dandaras de Saúde da Mulher Negra, coordenadora do GT Psicologia e Relações Raciais do CRP03

Shirley Vasconcelos – psicóloga (CRP03-IP15497) graduada pela Faculdade Ruy Barbosa. Atua na clínica individual de jovens e adultas(os). Trabalhou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no município de Salvador-BA. Possui experiência em atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, famílias em vulnerabilidade social e com mediação de conflitos. Concentra os estudos em Psicologia e relações raciais, gênero, saúde da mulher e políticas públicas.

Jade Miguez – Ciberativista