Home > Notícias > CRP-03 realiza abertura da Semana Psi 2015

CRP-03 realiza abertura da Semana Psi 2015

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Para comemorar o dia 27 de agosto, Dia da/o Psicóloga/o, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) lançou na noite de ontem (24), a Semana Psi 2015. A atividade tem como objetivo discutir o papel da Psicologia na garantia de direitos e firmar um posicionamento contra o conservadorismo. Até o próximo sábado serão realizadas palestras e debates em Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Temas como cura gay, redução da maioridade penal, diversidade sexual, mobilidade urbana, Psicologia Jurídica, entre outros fazem parte da programação.

No evento de Salvador, a mesa de abertura foi composta pela Conselheira Secretaria do CRP-03, Verena Souto, Adriana Nascimento (Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/BA), Helisleide Bonfim (Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de Saúde Mental – Amea), Itana Viana (Presidente da Comissão de Saúde OAB/BA) e Eduardo Rodrigues (Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/BA).

Em sua fala, Verena Souto lembrou o cenário atual de retrocessos que acontece no país com a cura gay, aprovação da redução da maioridade penal pela Câmarado Deputados, em Brasília, o veto do projeto que discute gênero nas escolas e etc. “A Psicologia tem se inserido nessas discussões, que são muitas vezes pautadas na questão do preconceito e nas crenças de cada um. Isso tem tirado o direito das pessoas exporem suas necessidades e garantirem que suas individualidades sejam preservadas”, afirmou. A Conselheira ainda pontuou como é difícil tratar dessas temáticas por conta da existência de grupos sociais extremamente reacionários: “Queremos trazer as/os psicólogas/os para refletir e ampliar essa luta batendo de frente com o conservadorismo e pensar caminhos para a garantia desses diretos”, finalizou.

A presidente da Amea, Helisleide Bonfim, trouxe a experiência de usuária da rede de saúde mental, e frisou o apoio do CRP-03 nessa discussão e disponibilização do espaço para as reuniões da Associação. Para Adriana Nascimento, Conselheira do CRESS-BA, a parceria desse Conselho com o CRP é fundamental para a construção de pautas em conjunto. “Estamos participando de diversos debates em comum com o CRP, a exemplo do genocídio do povo negro, defesa do SUS e do SUAS e pela descriminalização das drogas”, disse. Já a presidente da Comissão de Saúde OAB/BA, Itana Viana, ressaltou a importância dos direitos humanos para a Ordem e abordou a questão da saúde mental dentro do SUS, além de pontuar a ausência das redes integradas de saúde no Sistema. Segundo Eduardo Rodrigues, Vice-Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/BA, a discussão dos direitos humanos é de extrema importância e pede um momento de reflexão diante do que a sociedade vem construindo. “Não podemos esquecer que nós temos uma sociedade violenta, sexista, racista e extremamente preconceituosa. No ponto específico da diminuição da maioridade penal, nós entendemos que a redução da idade para o cumprimento da pena é reduzir os direitos desses jovens”, falou.

Espaço para os Grupos de Trabalho
Após a Mesa Institucional, representantes de Grupos de Trabalho do CRP-03 falaram um pouco sobre as temáticas trabalhadas pelos GTs. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Relações de Gênero e Psicologia, Helena Miranda, Ana Luísa Dias, coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia e Relações Raciais e Kléssyo Freire, representante do Grupo de Trabalho de Psicologia e Educação participaram da mesa.

Não perca a atividade de hoje no CRP-03! Venha para a Roda de Conversa “Potencialidades e desafios da prática da psicologia nas políticas públicas na Bahia”.