Home > Notícias > CRP-03 realiza atividades em comemoração ao Dia da Mulher

CRP-03 realiza atividades em comemoração ao Dia da Mulher

segunda-feira, 12 de março de 2018

GT de Gênero da autarquia completa 10 anos de atividades em 2018

Durante este mês, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03) realizará e apoiará ações comemorativas ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Com a campanha “Estamos em movimento até que todas sejam livres e vivas – resistir e transformar”, o Conselho promoverá ações em Salvador e no interior do estado. Em 2018, as celebrações serão ainda mais especiais por conta do aniversário de 10 anos do Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia.

Através deste projeto de eventos, o Grupo pretende dar visibilidade às temáticas de gênero, reunir profissionais e estudantes interessadas/os no debate e participar de outras ações junto aos movimentos sociais. Segundo as/os integrantes do GT, esse conjunto de atividades pode contribuir para a valorização dos movimentos de mulheres e do feminismo, além de orientar as/os psicólogas/os para uma prática comprometida com o fim de todas as formas de violência contra as mulheres.

10 anos de trajetória

O Grupo de Trabalho Relações de Gênero e Psicologia (GTRGP) foi criado no ano de 2008 e desde então já realizou várias atividades, representou o Conselho em diversos espaços, dentro e fora do Brasil, produziu documentos e ainda fez o lançamento de dois livros. Ao longo desse período, o Grupo se constituiu como um GT participativo e dinâmico, colocando em pauta as discussões de gênero e feminismos, inclusive nas deliberações sobre o tema no Sistema Conselhos de Psicologia.

O GT tem como premissa, proporcionar debates e ações sobre as questões de gênero com a intenção de combater todas as violências decorrentes das relações de poder desiguais, em uma sociedade patriarcal, que coloca as mulheres em condições de vulnerabilidade. Também atua em uma perspectiva feminista e interseccional das relações de gênero, em busca de articulações com outras Comissões e grupos de trabalho dentro do CRP-03. De acordo com o GT, essas parcerias podem estimular a atuação da Psicologia com a temática e fomentar uma formação profissional atenta e crítica, para subsidiar e contribuir para uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.

A programação foi organizada com o Grupo de Trabalho Psicologia e Mídia, Grupo de Trabalho Psicologia e Relações Raciais, e Grupo de Trabalho Psicologia, Sexualidades e Identidades de Gênero.

Veja o vídeo do GT em comemoração aos 10 anos. 

Data

Evento

Local

Horário

02/03/2018,
sexta-feira

●        Oficina de Confecção de Cartazes

Conselho Regional de Psicologia 03

17h

08/03/2018, quinta-feira

●        Cine-debate, com o filme “Para além dos seios”

 

 

 

 

●        Marcha 8M – Salvador

Cinema da UFBA, no Vale do Canela, Salvador

 

 

Trajeto Praça da Piedade-Dique do Tororó

9h às 12h

 

 

 

 

13h

08/03/2018

quinta-feira

●        I Marcha das Mulheres do litoral norte e agreste baiano. Uma onda de afeto e sororidade.

Em frente à Câmara Municipal de Alagoinhas

8h às 12h

09/03/2018, sexta-feira

Reunião mensal do GTRGP

Auditório do CRP03

17h

13/03/2018 
terça-feira à

17/03/2018 sábado

Fórum Social Mundial 

UFBA/ PAF em Ondina

9h às 18h

20/03/2018, terça-feira

Palestra “Psicologia e o enfrentamento à Violência contra a Mulher” – Participação de Vanina Miranda da Cruz (coordenadora do GTRGP)

UNIME Itabuna/Ba

18h

 

23/03/2018
sexta-feira

Ato pelo fim da violência contra a mulher

 

 

 Praça Castro Alves – Barreiras

 

 17h

28/03/2018

Debate sobre Empoderamento Feminino

Unopar Eunápolis

15h30

13/04/2018
sexta-feira

Evento de Comemoração dos 10 anos do GTRGP

CRP-03

18h