CRP-03 | CRP-03 realiza evento no Novembro Negro sobre os desafios e possibilidades de ser negrx na contemporaneidade
/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 realiza evento no Novembro Negro sobre os desafios e possibilidades de ser negrx na contemporaneidade
Blog
Blog

CRP-03 realiza evento no Novembro Negro sobre os desafios e possibilidades de ser negrx na contemporaneidade

Nos dias 26 e 30 de novembro, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-03) realizará eventos nas cidades de Alagoinhas e Feira de Santana, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As atividades que são gratuitas e contam com a participação de alguns/mas profissionais, têm como tema “Ser negrx na contemporaneidade: desafios e possibilidades”. 

Em Alagoinhas a conversa será no dia 26,  na Faculdade Santíssimo Sacramento, às 18h. E para debater sobre a temática de ser negrx na contemporaneidade estarão presentes as/os palestrantes convidada/os Aline Najara da Silva Gonçalves que é doutoranda em História Social no Programa de Pós-graduação em História da (UFRRJ) falando sobre “Descolonizar mentes e sujeitos: caminhos possíveis para uma educação antirracista e libertadora” e o Psicólogo Givanildo Nery (CRP-03/12206), Doutorando em Psicologia (UFBA) e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Vulnerabilidade e Saúde (NIEVS), que irá abordar “Cores da Violência e a Produção de Subjetividades Negras”. Além deles estarão no debate Jandira Alves dos Santos Batista, que é gestora da creche e escola da rede Municipal Alagoinhas e docente do Centro Universitário UNIRB Alagoinhas, tratando sobre “Perspectivas e desafios de ser negrx  na contemporaneidade” e Adriano Conceição Machado, artista visual, designer gráfico e mestrando em Artes Visuais pela Universalidade Federal da Bahia, falando sobre “Fotografia, identidade e memória: processos artísticos como ferramenta afirmativa”. 

Em Feira de Santana será no dia 30, às 8h, na Subsede Sertão Recôncavo, Galeria Carmac. E nesta atividade estarão Iago Gomes, professor da rede básica publica de educação e criador de conteúdo da página Destilando Política, abordando o tema “Os desafios da resistência negra na atualidade sob a perspectiva educacional” e Joelma Oliveira (CRP-03/02906), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, tratando “Do silenciamento às práticas antirracistas: qual lugar para a psicologia?”. 

Compõem a mesa também Paula Cunha (CRP- 03/19665), que é pós graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pela Faculdade Dom Albert e integrante do GT de Clínica do CRP-03 Subsede Sertão Recôncavo, compartilhando sobre “Ser Negro na contemporaneidade: desafios e possibilidades” e Eliane Costa, pós-Graduanda em História Regional e Local pela UNEB/ Campus V e integrante dos grupos Malungo: Núcleo de Pesquisa, estudos e extensão sobre África e diáspora e  Nina Simone: Grupo de Estudos interdisciplinares sobre gênero, falando sobre “Ajustar o ponteiro da história: tornar negras as narrativas”.

Os eventos são gratuitos. Participem!