/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Destaque Principal  →  CRP-03 recebe informações sobre cursos irregulares de Psicologia

CRP-03 recebe informações sobre cursos irregulares de Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) está realizando levantamento de informações sobre cursos irregulares de Psicologia no estado. A iniciativa – mobilizada pelo Conselho Federal de Psicologia – tem como objetivo a defesa da formação de qualidade. A medida visa ainda promover as articulações junto aos CRPs e outras instituições para encaminhar denúncias/ representações.

Em 2019, as/os psicólogas/os participantes do 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado em Brasília-DF, repudiaram qualquer perspectiva de formação profissional da categoria na modalidade ensino a distância (EAD). Em dezembro do mesmo ano, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) divulgaram nota conjunta expressando que são totalmente contrárias/os à graduação em Psicologia na modalidade EAD. Inclusive, não existem, no Brasil, cursos de graduação em Psicologia autorizados nesta modalidade.                                                                                        

Compreendendo que a formação em saúde requer contato presencial, o CRP-03 adota medidas contra a realização de cursos de Psicologia na modalidade predominantemente EAD desde o início de 2017. 

Conforme consta no decreto 5.773/2006, a criação de cursos de graduação em direito e em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil ou do Conselho Nacional de Saúde, previamente à autorização pelo Ministério da Educação

Para colaborar com o levantamento sobre cursos irregulares de Psicologia em funcionamento, nas modalidades EAD ou semi-presencial, no estado da Bahia, basta enviar os dados para diretoria@crp03.org.br