/home/crp03/public_html/wp-content/themes/crp-03/single.php
Início  →  Notícias  →  CRP-03 se posiciona sobre vacinação contra a COVID-19

CRP-03 se posiciona sobre vacinação contra a COVID-19

O Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-03), publicou, nesta quarta-feira (24), posicionamento em relação à vacinação contra a COVID-19, tendo como referência decisão tomada na Plenária Ordinária de 27 de fevereiro de 2021.

“Posicionar-se em favor da equidade na distribuição da vacina, implica em reconhecer a defesa irrestrita da vacinação para toda a população brasileira, contudo considerando a baixa quantidade de doses disponíveis e a distribuição gradativa do imunizante, implica em defender que públicos expostos a maiores riscos devem ter prioridade no recebimento da vacina”, diz trecho da nota. 

VACINAÇÃO DE PSICÓLOGAS/OS

No documento, são apresentadas as ações realizadas pela autarquia no que tange à imunização de psicólogas/os, reiterando que a a Psicologia está entre as profissões mais requisitadas durante a pandemia. 

“A saúde mental da população está praticamente em colapso e boa parte das pessoas não se adequa ao atendimento psicológico on-line. Nossa profissão tem uma importância imensa para o enfrentamento desse caos.  Logo, não há por que começar a vacinar trabalhadoras/es da saúde que atuam autonomamente e excetuar psicólogas/os desse processo”, afirma o Conselho, em nota.

Em 28 de janeiro de 2021, a fim de saber quais as previsões relacionadas à inserção de todas/os as/os psicólogas/os no Plano de Imunização, o CRP-03 oficiou Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). “Naquele momento, não houve qualquer manifestação do CRP-03, no que concerne à análise das fases e dos grupos, apenas foram solicitadas informações, para que o Conselho pudesse orientar a categoria profissional, que passou a fazer contatos recorrentes com a autarquia, para saber quando receberia a vacina”, contextualiza.

No processo de acompanhamento das decisões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – SESAB, em 10/03/2021 o CRP-03 tomou conhecimento de que a SESAB iniciaria a vacinação de profissionais autônomas/os e as/os psicólogas/os não estavam inseridas/os no grupo. “A partir deste momento o posicionamento do CRP-03 tomou como foco a igualdade de tratamento em relação às profissões da saúde. Válido destacar que profissionais que atuam em clínicas já estavam sendo vacinadas/os. A vacinação de autônomas/os neste momento não seria uma defesa do CRP-03 considerando o princípio da equidade, contudo, a partir do momento que o órgão superior decide que as/os autônomas/os passarão a ser vacinadas/os, inclusive antes de grupos que estão expostos a mais riscos, não verificamos razoabilidade em excluir psicólogas/os do grupo de profissionais autônomas/os”, explica em nota.

Veja aqui o posicionamento: POSICIONAMENTO DO CRP-03 SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19